Dois grandes empreendimentos, os residenciais Consolação e Santa Cecília, merecem destaque, por garantirem moradias dignas e seguras para 83 famílias, por meio do Projeto de Reassentamento.
No Residencial Santa Cecília, localizado no Parque Moscoso, os apartamentos foram distribuídos onde eram, originalmente, salas comerciais. São 15 unidades compostas por um quarto, sala, cozinha, área de serviço e banheiro, e 20 unidades de dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro. O investimento foi de R$ 5,4 milhões.
A Prefeitura de Vitória também entregou o Residencial Consolação, colocando fim à espera de 48 famílias que aguardavam o momento de ter uma moradia para chamar de sua. O prédio tem oito pavimentos e conta com sistema para captura e reaproveitamento de águas de chuvas e energia solar fotovoltaica. As unidades habitacionais têm dois ou três quartos, em áreas de 51,15m², 56,21m² e 74,10m². O imóvel, que conta com elevadores, possui apartamentos adaptados. O investimento foi de aproximadamente R$ 8 milhões.
“Esses residenciais estavam no coração e nos sonhos das famílias contempladas, que, agora, vão reescrever suas histórias e ressignificar as suas vidas. Quando chegamos à PMV, reorganizamos a gestão e, por isso, pudemos entregar esses prédios novos e que trazem dignidade para todos os moradores. Antes, havia distanciamento da PMV do seu povo, a cidade estava abandonada de um lado. Hoje, ouvimos as pessoas e percorremos as comunidades. Essa é a cidade pela qual lutamos”, conta o prefeito, Lorenzo Pazolini.
O Projeto Reconstrução também tem se mostrado relevante, contemplando a demolição e reconstrução de habitações em locais onde a recuperação não é viável. Desde 2021, esse projeto beneficiou 48 famílias em Vitória.
Para apoiar as obras de reconstrução, contenção de encostas e acomodar famílias deslocadas de moradias com riscos físicos, o município poderá disponibilizar os projetos Aluguel Provisório e Bolsa Moradia, que atualmente já beneficiam 428 famílias. No total, 150 famílias já conquistaram habitações próprias nesta gestão.