A Vitória Down inaugurou na última semana uma nova unidade de atendimento às pessoas com síndrome de Down. No local, batizado de “Incluir + Espaço Multissensorial”, ocorrerão atendimentos individuais e em grupo e oficinas, com os diferentes profissionais da associação, como educação física, enfermagem, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, pedagogia, psicologia e terapia ocupacional.
O espaço, que funciona na Avenida Fernando Ferrari, 1320, na Mata da Praia, em Vitória, possui três salas para atendimentos com equipamentos específicos para utilização de cada profissional e uma sala multissensorial voltada para a estimulação sensorial, cognitiva e motora.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Segundo a terapeuta ocupacional responsável pelo Espaço Incluir +, Larissa Serelli, a nova unidade vai permitir integrar e concentrar os atendimentos voltados para a saúde e atender de forma mais especializada os usuários assistidos pela Vitória Down.
“Como profissional, veja a unidade como uma nova possibilidade de atendimento de excelência. Aqui, vamos poder acolher os usuários e suas famílias com mais espaço físico, recursos e ferramentas tecnológicas que vão auxiliar no processo de tratamento”, afirmou ela.
Sala multissensorial 6D
A sala multissensorial 6D é um ambiente cheio de luzes, aromas, texturas, cores e sons, que captam a atenção dos sentidos e os estimulam.
A estimulação multissensorial visa estimular os cinco sentidos do corpo, mais o sistema vestibular e proprioceptivo por meio de experiências sensoriais agradáveis, em atmosfera de confiança e relaxamento.
O local é um espaço interativo que permite ao terapeuta utilizar os seus recursos físicos e tecnológicos para realizar atendimentos direcionados a necessidade de cada usuário.
Antes de iniciar os atendimentos na sala, é realizado com o usuário uma avaliação específica pela equipe e posteriormente todas as sessões são planejadas e acompanhadas para oferecer o melhor atendimento e alcançar os objetivos propostos.
O atendimento na sala busca estimular a comunicação e a consciência corporal, melhorar competências e habilidades, promover relaxamento, lazer e diversão.
“A inauguração do novo espaço de saúde segue o DNA da Vitória Down, que desde a sua criação, sempre buscou a melhoria da qualidade de vida e inclusão social da pessoa com síndrome de Down e atendimento de seus familiares. Esse momento marca a celebração dos nossos 25 anos da Vitória Down e da nossa excelência no atendimento. Entregar um serviço de qualidade é o mínimo que a gente pode oferecer às pessoas com deficiência que tiveram esse direito negado durante anos”, disse a presidente da Vitória Down, Lisley Sophia.