Geral

Vitória é a quinta capital com maior consumo de frutas e hortaliças

A cidade de Vitória ocupa o quinto lugar no ranking entre as capitais brasileiras com maior consumo de frutas e hortaliças. O primeiro lugar ficou com a cidade de Florianópolis. Na sequência aparecem o Distrito Federal, Belo Horizonte e Porto Alegre. A capital com menor consumo é Rio Branco.

Os dados fazem parte da pesquisa Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgada pelo Ministério da Saúde, na última quarta-feira (30). O levantamento considerou o consumo de cinco ou mais porções de frutas e hortaliças por dia, ou em cinco ou mais dias da semana.

Nacionalmente, quando o assunto é o consumo regular de frutas e hortaliças, a pesquisa mostra que as mulheres são maioria nesse quesito, com 41,05%, enquanto os homens somam 29,6%.

Quanto ao consumo regular de feijão, os homens saem na frente, com 73%, enquanto as mulheres ficam na casa dos 61,7%.

Aumento de obesos em Vitória

A pesquisa revelou ainda que 16,1% da população de Vitória está obesa. O número é maior do que os resultados de 2012, quando 15,5% da população da Capital era considerada obesa. Considerando que Vitória possui 327 mil habitantes, segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 1.962 capixabas passaram do sobrepeso para a obesidade.

Do total da população de Vitória, 15,9% de homens estão gordos. Já da população feminina, 16,3% são obesas. O número de pessoas com sobrepeso, ou seja, têm o IMC entre 25 e 30, é bem maior: 48,6% da população. Confira a matéria na íntegra. Clique aqui.