Geral

Vitória e São Paulo vencem concurso internacional de cidades sustentáveis

Vitória concorreu com cidades como Betim (MG), Feira de Santana (BA), Fortaleza (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Juiz de Fora (MG), Salvador (BA) e Sorocaba (SP

Foto: ​

Vencedoras do Concurso Great para Cidades, as cidades de Vitória e São Paulo enviarão seus representantes para fazer uma visita técnica de uma semana às cidades do Reino Unido para explorar temas relacionados à inovação e à sustentabilidade. Das nove cidades inscritas, seis foram selecionadas como finalistas.

O concurso foi lançado pelo ICLEI Sams e pela Useful Simple Projects, no dia 9 de julho, no evento “Connected Cities Summit”, organizado pelo governo britânico na cidade de São Paulo. De acordo com a organização, as visitas técnicas estão previstas para acontecer entre esta segunda (17) e o dia 22 (sábado), passando por cidades como Glasgow, Manchester, Londres e Bristol.

Vitória concorreu com cidades como Betim (MG), Feira de Santana (BA), Fortaleza (CE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Juiz de Fora (MG), Salvador (BA) e Sorocaba (SP). Com a iniciativa, as cidades brasileiras poderão trocar experiências sobre como os ingleses estão enfrentando os desafios urbanos de maneira sustentável e inovadora.

O Concurso Great para Cidades tem como objetivo ressaltar a importância de um futuro mais sustentável para enfrentar os desafios de áreas urbanas de maneira inovadora e propor às cidades a relatoria de suas ações e perspectivas nessa direção.

Projeção
A Prefeitura de Vitória está enviando o assessor de Relações Internacionais, Lucas Mattar Scardua, para a missão. Segundo ele, esse é um momento importante para projetar a cidade de Vitória para o mundo.

“Temos visto a cidade de Vitória se projetar internacionalmente através da hospedagem das duas seleções – Camarões e Austrália – que vieram ao Brasil participar da Copa do Mundo. Agora, precisamos nos projetar nas matérias de inovação e sustentabilidade. Essa visita técnica vai dar início a um intercâmbio que trará projetos inovadores para a cidade, sempre visando à melhoria da qualidade de vida dos moradores”, destacou Lucas Scardua.

Infraestrutura
Atualmente com sete bilhões de pessoas no mundo, sendo metade vivendo em cidades, é evidente a urgente necessidade de uma infraestrutura urbana resiliente baseada em iniciativas inovadoras e que diminuam o uso dos recursos disponíveis. Dessa forma, as cidades brasileiras terão a oportunidade de entender concretamente como as cidades do Reino Unido estão enfrentando os desafios socioeconômicos e ambientais através da inovação.

“Conhecendo as ações de outras cidades, podemos passar as informações e exemplos que dão certo por lá para as secretarias afins daqui, para que sejam implantadas na nossa cidade. Vamos buscar as referências deles e aplicar aqui na forma de projetos”, disse Lucas.