Geral

Vitória é selecionada em projeto que tem objetivo de aceleração de desenvolvimento

O projeto está sendo implantado em territórios com atuação direta da Petrobras e que sofrem impactos advindos da instalação de grandes empresas

Foto: Diego Aves

A cidade de Vitória foi selecionada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para participar do projeto de Territorialização e Aceleração dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que selecionou 116 municípios de 14 estados brasileiros.

O projeto está sendo implantado em territórios com atuação direta da Petrobras e que sofrem impactos advindos da instalação de grandes empresas.

Os objetos principais são a promoção de análises de indicadores municipais e Planos Plurianuais à luz dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030, bem como capacitação sobre os ODS, de forma a proporcionar o alinhamento das políticas municipais às metas de desenvolvimento sociais, econômicas e ambientais traçadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.

ODS

Os ODS, suas metas e indicadores podem ser utilizados como ferramenta de planejamento para os municípios, uma vez que orientam a implementação de políticas sociais, ambientais e econômicas de acordo com as necessidades e prioridades locais.

“O projeto de territorialização e aceleração dos ODS do PNUD e da Petrobras nos permitirá evoluir ainda mais na estratégia de reconhecimento e disseminação dos ODS na Prefeitura”, disse o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Mateus Mussa.

“A familiaridade com os ODS é imprescindível para uma gestão moderna e comprometida com o futuro. Além de dar visibilidade e transparência aos indicadores de Vitória, orienta os acordos de cooperação internacional, uma vez que utiliza a mesma linguagem que os organismos internacionais e demais municípios ao redor do mundo”, afirmou o assessor de Relações Internacionais da Secretaria de Governo, Leonardo dos Santos.

* Com informações da Prefeitura Municipal de Vitória