Geral

Vitória está entre cidades do mundo elogiadas por tratar mudanças climáticas

A capital do Espírito Santo aparece entre cidades como Joanesburgo, Londres, Nova Iorque, São Paulo, Sydney e Tóquio. Prefeito disse que a capital deve ser cada vez mais arborizada

Vitória aparece entre cidades elogiadas por tratar mudanças climáticas Foto: Divulgação

A capital do Espírito Santo, está entre as 207 cidades do mundo que disponibilizaram publicamente ao CDP – uma organização não governamental internacional que catalisa as ações de cidades e empresas com o objetivo de preservar o meio ambiente – informações vitais relacionadas às mudanças climáticas. Vitória aparece entre cidades como Joanesburgo, Londres, Nova Iorque, São Paulo, Sydney e Tóquio.

Os dados ambientais de Vitória foram utilizados para compor o Protecting our Capital (Protegendo nosso Capital), relatório do CDP Cities que analisa a forma como as cidades estão agindo para mitigar os riscos das mudanças climáticas, visando criar economias mais resilientes. A pesquisa revela que as ações dos governos municipais em resposta às mudanças climáticas podem auxiliar na criação de ambientes seguros para que os negócios prosperem.

Pela primeira vez, a capital capixaba reportou ao CDP informações sobre suas emissões de carbono, além de ações, investimentos e estratégias que visam à melhoria do impacto ambiental. Neste ano, as 207 cidades participantes representam 28% do Produto Interno Bruto (PIB) global e, juntas, estão implementando mais de 2 mil ações de mitigação e adaptação às mudanças. As cidades contribuem com mais de 80% do PIB global, abrigam mais da metade da população mundial e consomem dois terços da energia do planeta.

“Temos que vencer desafios, transformando a capital numa cidade cada vez mais arborizada, com sustentabilidade e com uma população que tenha noção do ativo e da riqueza que é preservar o meio ambiente, principalmente em um mundo em que as alterações climáticas dependem de reversão, com a criação de espaços sustentáveis e preservados onde vivemos”, disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Eventos

O secretário municipal de Meio Ambiente, Cleber Guerra, disse que as mudanças climáticas já estão incluídas na agenda de políticas públicas da Prefeitura de Vitória. “Está sendo finalizado um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura do Rio de Janeiro para capacitar os técnicos de Vitória e da Região Metropolitana. No último ano, já foram realizados dois grandes eventos sobre o tema: o Seminário de Mudanças Climáticas e seus Impactos e o Seminário Municipal de Políticas Públicas sobre Mudanças Climáticas, tendo como palestrantes especialistas na área da Prefeitura do Rio de Janeiro”.

Ele completou: “Outras ações que já estão em andamento são a elaboração de inventário ambiental em Vitória, o aumento da cobertura vegetal, por meio de compensações ambientais, e uma constante busca da parceria entre o poder público e a população em geral, inclusive as empresas privadas”.

Oportunidades

“Os municípios que dão uma atenção especial à mensuração e à divulgação das questões ambientais, e por gerenciá-las, estarão melhores posicionados para receber oportunidades econômicas. Ao reportar as informações anuais, essas cidades se comprometem com a transparência das ações relacionadas ao clima, em que outras poderão se espelhar”, diz Larissa Bulla, responsável pelo Programa Cities do CDP.

O CDP é parceiro exclusivo e oficial do C40 Cities Climate Leadership Group – Grupo C40 de Grandes Cidades para a Liderança Climática –, cujos membros também utilizam a plataforma do CDP para comunicar suas emissões de gases de efeito estufa, riscos, oportunidades e estratégias para lidar com as mudanças climáticas.