Vitória está entre os municípios brasileiros com maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem, segundo estudo realizado pelo Ministério do Turismo (Mtur).
O órgão adotou uma nova metodologia para categorizar os municípios brasileiros a partir de variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais.
Desta forma, os 3.345 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco categorias, de A até E.
A capital capixaba, assim como todas as capitais brasileiras, ficou na categoria A, que reúne os municípios que mais recebem turistas e apresentam o maior número de empregados e estabelecimentos no setor de hospedagem. Este grupo responde por 47% da estimativa de fluxo turístico doméstico do Brasil e 82% do internacional.
O Estado do Espírito Santo teve 78 cidades agrupadas em categorias de A até E. Além de Vitória, o município de Guarapari também ficou na categoria A.
A categorização atende à necessidade do MTur de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o tamanho da economia do turismo de cada localidade.
Trabalho
Vitória tem 829 empregos formais em hotéis e similares. O número representa 30,19% dos empregos em hotéis na Região Metropolitana, que conta com 2.746 vagas. Considerando o Espírito Santo, os empregos no setor, em Vitória, representam 15,51% do total no Estado, que possui 5.345 empregos no segmento de hotéis e similares.
Segundo o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, a ferramenta oferece elementos para aprimorar a gestão do turismo e ajuda a otimizar a distribuição de recursos e promover o desenvolvimento do setor. “A intenção não é hierarquizar os municípios, mas sim agrupá-los, de forma que possamos traçar parâmetros para atendimento a diferentes necessidades”, avaliou.
Índices
De acordo com o secretário de Turismo, Trabalho e Renda de Vitória, Leonardo Krohling, os números são favoráveis a Vitória e merecem ser comemorados. Ele destacou que os índices em vários segmentos são levantados e disponibilizados no observatório do Turismo, instrumento que auxilia no planejamento da área. “Ter destaque nesta categoria enche a cidade de orgulho e nos estimula a avançar ainda mais”, disse o secretário.
O processo de categorização, uma estratégia do Programa de Regionalização do Turismo do MTur, teve sua metodologia avaliada pelas secretarias estaduais e municipais de turismo. A Secretaria de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou a ferramenta, desenvolvida por técnicos do Ministério.
O Mapa do Turismo Brasileiro é o instrumento que orienta a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas do turismo e define a área – o recorte territorial – que deve ser trabalhada prioritariamente. O mapa é atualizado periodicamente e conta com 3.345 municípios, divididos em 303 regiões turísticas.