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Após anos de discussão, ciclovia da Praia do Canto ser´á inaugurada neste domingo

O primeiro projeto foi apresentado em 2017 e, ao longo dos últimos anos, foi alvo de divergências com os moradores. Prefeitura remodelou o projeto da obra, que tem extensão de um quilômetro e se projeta da Ponte Ayrton Senna até a Reta da Penha

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

A Capital terá, neste domingo (12), a inauguração da ciclovia da Avenida Rio Branco, na Praia do Canto. Com extensão de um quilômetro, a obra se projeta da Ponte Ayrton Senna até a Avenida Reta da Penha.

Batizada de Antônio Neffa Sobrinho, em homenagem a um dos comerciantes mais tradicionais do Estado, falecido em 2018, a ciclovia será inaugurada a partir das 9h30, no cruzamento com a Rua João da Cruz. A obra teve início em 19 de julho do ano passado, após uma longa espera e divergência entre moradores e comerciantes, que temiam a redução de vagas de estacionamento e complicação no trânsito. 

Em 2019, a Prefeitura de Vitória chegou a suspender a licitação para a construção da ciclovia, no trecho que corta o bairro. Isso porque os moradores discordaram do projeto original e entregaram diferentes projetos e sugestões à administração. 

Foto: Divulgação | Prefeitura de Vitória

O projeto foi amplamente debatido em audiências públicas para que a intervenção de fato saísse do papel.

Alterações 

Segundo informações da municipalidade, um dos maiores problemas resolvidos pelo projeto da ciclovia da avenida Rio Branco são as passagens ao lado das árvores, que não eram centralizadas no canteiro e possuíam troncos espessos impedindo a passagem de bicicletas.

Para resolver o problema, a prefeitura informou que o canteiro central foi ampliado 20 cm para cada lado da avenida, aumentando o espaço para a passagem das bicicletas ao lado das árvores, reduzindo faixas de rolamento de 3 metros para 2,90 metros. 

O estacionamento permaneceu com a mesma largura de 2 metros. A pista de rolamento da avenida passou a ter 7,80 metros em cada sentido e o canteiro central uma média de 4,40 metros no sentido transversal.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

A utilização de piso drenante no lugar das soleiras das árvores permitiu o escoamento da água das chuvas até o solo, irrigando as árvores, segundo a PMV. 

O piso amplia a área útil da ciclovia e, ao mesmo tempo, protege as raízes das áreas existentes. Esta é a primeira vez que a tecnologia do piso drenante será utilizado em uma ciclovia de Vitória.

Gradil de proteção

Ao lado de cada árvore foram implantados três gradis metálicos de proteção para o ciclista com 1,20 m cada um. O gradil foi feito em tubo de aço galvanizado com acabamento em pintura eletrostática na cor preta.

As árvores foram mantidas e podadas, exceto três delas, que foram retiradas após uma análise da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam). Foram implantados jardins com comprimentos variados e com 50 cm de largura, entre as árvores existentes, para dar proteção ao ciclista. Os jardins ficaram afastados 1,50 m das áreas das árvores em concreto permeável.

No trecho da Rio Branco que atravessa o bairro Santa Lúcia já há ciclovia. A obra foi finalizada em dezembro de 2020, no mandato do então prefeito Luciano Rezende.

Outras ciclovias 

A ciclovia na Avenida Rio Branco é uma das quatro anunciadas pela prefeitura na Praia do Canto. As outras três estão em fase de projeção, com recuperação de dois lotes da malha viária e uma obra na Praça dos Namorados.