A Prefeitura de Vitória lançou nesta quarta-feira (21) o edital de contratação de empresas interessadas na reforma e reabertura do Restaurante Popular, que vai atender até 2100 pessoas por dia, no almoço e no jantar, com cada refeição custando R$ 1. A coluna Pedro Permuy já havia adiantado o retorno do restaurante em primeira mão no último domingo (18).
Serão investidos R$ 3,7 milhões na reestruturação do local. Depois de iniciadas, as obras terão a duração de oito meses.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
“Estamos trabalhando no modelo de legislação mais atual, com um trâmite mais célere. Acreditamos que, sem tardar, em setembro deste ano, estaremos dando a ordem de serviço dessa reforma”, sinaliza o secretário de Obras de Vitória, Gustavo Perin.
De acordo com o município, a reforma não foi iniciada antes por indisponibilidade recursos. O restaurante, que funcionará na Ilha de Santa Maria, está fechado desde janeiro de 2017. Depois que os governo do Estado e federal deixaram de repassar recursos, a prefeitura não conseguiu manter o local.
A reabertura do Restaurante Popular vai garantir o acesso a refeições nutricionalmente adequadas, com preços acessíveis e diferenciados, de acordo com o perfil socioeconômico dos usuários.
Além de servir duas mil refeições diariamente, o restaurante ofertará atividades de educação alimentar e nutricional para orientar e contribuir para que seus frequentadores tenham uma vida mais saudável.
Pessoas em situação de vulnerabilidade que são atendidas pela assistência social do município terão prioridade.
LEIA TAMBÉM: Ciclovia da Terceira Ponte terá pedágio? Entenda como será o acesso
“Pessoas que são atendidas e que estejam em nosso cadastro único, que são moradoras do município de Vitória terão prioridade”, reforça a secretária municipal de Assistência Social, Cinthia Schultz.
Segundo o prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, os recursos para custear o funcionamento do restaurante já estão garantidos.
“O restaurante popular irá funcionar com o dinheiro do município de Vitória. Através de uma rubrica específica, que nós estamos instituindo dentro do orçamento da assistência social para garantir o funcionamento e a manutenção do restaurante para que ele seja, de fato, um equipamento público de excelência. Que cuide bem das pessoas e que entregue uma refeição de extrema qualidade”, sintetiza.
Sobre o repasse de dinheiro para o restaurante popular, o governo do Estado informou que a responsabilidade da gestão e manutenção é da Prefeitura de Vitória. Explicou ainda que já apoiou o funcionamento de restaurantes populares no Estado por meio de convênio. O último foi firmado em 2013.
O governo federal ainda não se manifestou.
*Com informações do repórter Rodrigo Schereder, da TV Vitória/Record TV