A Prefeitura de Vitória passará a exigir comprovante de residência no município para aplicar a segunda dose da Coronavac. A determinação, que passa a valer a partir desta quarta-feira (19), indica que outra alternativa é o interessado comprovar que recebeu a primeira aplicação na capital.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a medida foi tomada após uma reunião entre a prefeitura, Ministério Público Estadual (MPES) e Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A gestão não detalhou os motivos que levaram a esse novo sistema de controle.
Em entrevista ao Folha Vitória, a coordenadora do Programa de Imunizações da Sesa, Daniele Grillo, lembrou que no Sistema Único de Saúde (SUS) o atendimento é universal e que a orientação da Sesa sempre foi de que as pessoas poderiam buscar a vacinação nos demais municípios, uma vez que o Estado estava realizando uma compensação na entrega das vacinas posteriormente.
No entanto, ela ponderou que casos como Vitória, que está vacinando uma quantidade maior de moradores de outras cidades em um momento que não há previsão de chegada de novos lotes de vacina, os municípios podem optar por proceder desta forma.
Vitória recebeu um total de 11.150 doses da Coronavac na última terça-feira (18). Com o lote, a Semus espera concluir a vacinação das pessoas que colocaram o nome na lista de espera nas unidades de saúde (cujo prazo foi até o dia 11 de maio) e avançar na imunização com a aplicação em idosos com 65 anos ou mais e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose até o dia 8 de abril.
Só nesta quarta-feira foram disponibilizadas 6 mil doses, sendo 5.200 para idosos com 65 anos ou mais e 800 doses para trabalhadores da saúde.
Outras prefeituras
A reportagem do Jornal Online Folha Vitória entrou em contato com as outras prefeituras da região metropolitana para saber se haverá a mesma exigência.
A Prefeitura de Cariacica respondeu que não será necessário levar um comprovante de residência para receber a segunda dose da Coronavac. Porém, a secretaria de saúde da cidade orienta que as pessoas agendem essa vacinação nos municípios onde ocorreu a aplicação da primeira dose.
Quando as respostas das demais prefeituras forem enviadas, a matéria será atualizada.
Leia também: Vitória, Serra e Cariacica abrem agendamento para vacina contra a covid-19 nesta quarta-feira
Leia também: Coronavac: mais 10 mil serão vacinados em Vila Velha; nova lista será divulgada nesta quinta