A passagem de uma grande e intensa massa de ar frio de origem polar sobre Brasil no primeiro fim de semana de julho de 2019 fez a temperatura baixar para menos de 0°C em muitas áreas do Sul e Sudeste. Capitais do Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Acre e Rondônia registraram as menores temperaturas de 2019, algumas pelo segundo dia consecutivo.
A madrugada de 7 de julho foi a mais fria deste ano até agora nas capitais Porto Alegre, Florianópolis (SC), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), Brasília (DF), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO).
Não foi verificado um novo recorde de frio para Vitória. A capital do Espírito Santo teve temperatura mínima de 17,5°C, sendo que o recorde para 2019 é de 16,8°C no dia 7 de junho de 2019. A previsão para esta segunda-feira (8), é de que Vitória esfrie um pouco mais e bata o recorde de frio para este ano.
É provável que tenha ocorrido novo recorde de frio na cidade do Rio de Janeiro (RJ), mas até a publicação desta notícia, a Climatempo não havia conseguido contato com o Instituto Nacional de Meteorologia no Rio de Janeiro para confirmação.
A menor temperatura que foi possível apurar até o momento foi de 11,8°C em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, que bate a marca de 14,0°C registrada nos dias 6 de julho e 7 de junho.
O novo recorde de frio de Campo Grande (MS) também deve ter ocorrido, mas houve falha na medição da estação meteorológica do INMET. O menor valor registrado foi de 5,9°C, que não bate o recorde de 6 de julho, quando a temperatura chegou aos 5,6°C.
Havia expectativa de recorde de frio para Belo Horizonte, mas que não se confirmou. A temperatura mínima foi de 10,4°C, mas o recorde de frio para 2019 é de 9,9°C em 5/6/19. Porém, a capital de Minas Gerais deve esfriar um pouco mais nesta segunda-feira, 8, e há chance de recorde.
Previsão para o ES
De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a segunda-feira (8) será de temperaturas amenas no Espírito Santo devido à atuação de uma massa de ar polar. Pode chover um pouco na faixa leste, mas o tempo continua firme nas demais áreas capixabas. Não se descarta a formação de geada ao amanhecer em alguns dos pontos mais altos das montanhas capixabas. Em algumas praias, mar ainda agitado.
Na terça-feira (9), o sol aparece entre nuvens em todo o Espírito Santo. Chove rápido pela manhã, na faixa litorânea, com abertura de nuvens no decorrer do dia. Nas demais áreas, não há previsão de chuva. As temperaturas voltam a subir em todas as regiões.