A Prefeitura de Vitória, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), irá realizar mutirão de combate à dengue neste sábado.
A equipe das unidades de saúde de Jardim da Penha e do Bairro República, em parceria com o Conselho Local de Saúde e com a equipe de Educação Ambiental da Semus, vai promover ações de panfletagem e orientações na feira livre de Jardim da Penha, na parte da manhã. Também haverá exposição da “Maquete da Dengue” e será demonstrada a aplicação de check list contra o mosquito.
Outros bairros receberão mutirão de visitas dos agentes de combate às endemias no período matutino. São eles: São Cristóvão, Santo André e Jardim Camburi. Os agentes farão visitas domiciliares orientando os proprietários e procurando focos do mosquito dentro dos imóveis para aplicar larvicidas em possíveis focos.
Vistoria
A secretária de Saúde, Cátia Lisboa, ressalta que a visita dos agentes é uma ação relevante no combate ao Aedes aegypti e destaca a importância de as pessoas vistoriarem suas casas e imóveis, pelo menos, uma vez por semana para eliminar depósitos com água parada.
“Se cada um fizer sua parte, conseguiremos romper o ciclo de vida do mosquito. Temos reforçado as campanhas e as visitas a domicílios e pontos estratégicos para combater a dengue. Precisamos que a população nos ajude nessa causa”, aponta Lisboa.
Principais criadouros
Estudos realizados a partir das visitas dos agentes de combate às endemias apontam que 80% dos focos do Aedes aegyti estão dentro dos imóveis.
Em Vitória, os principais focos desse mosquito estão em locais que acumulam água com facilidade, tais como:
– Vasos de plantas
– Frascos ou vasos ornamentais com água
– Caixa d’água destampada
– Ralos
– Tanques
– Calhas e lajes
– Pneus
– Garrafas, copos e latas descartados de forma irregular no lixo
Check list
Para ajudar o morador nessa tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um check list no aplicativo Vitória Online, no acesso “Combate à dengue”. Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo vai lembrá-lo de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.