Geral

Vitória recebe apresentação inspirada em tradicional evento espanhol

O evento conta com a participação da e dançarina de flamenco Tatiana Bittencourt, da bailarina Ivna Messina e do musicista Luciano Camara

Foto: Secom/Vitória

Pode ser uma oficina ou também uma feira. Ou ainda um concerto. Essa mistura de diferentes atividades é a proposta do Ôle Con Ôle, idealizado e realizado pelo OPARQUE, da dançarina Ivna Messina, que acontece no próximo sábado (6), a partir das 16 horas, na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro Histórico, com entrada gratuita.

A programação do evento conta com vivências flamencas, com a participação da professora e dançarina de flamenco Tatiana Bittencourt, da bailarina e professora Ivna Messina e do musicista Luciano Camara.

A parte gastronômica ficará por conta dos cozinheiros Bernard Lessa e Paulo Gois Bastos. A dupla irá preparar deliciosos tapas, quitutes tradicionalmente servidos em bares e restaurantes na Espanha e que fazem parte da cultura local. Além disso, o público vai poder degustar outras delícias e bebidas temáticas.

O evento, que está na segunda edição, é uma vivência flamenca inspirada na Feria de Abril. O evento espanhol acontece na cidade de Sevilha desde 1847, sempre durante a segunda metade de abril, e reúne gastronomia, música e roupas típicas.

Participantes

Ivna Messina

Bailarina e pesquisadora da dança flamenca desde 2004. É propositora do projeto Isso não é Flamenco, que provoca o encontro dessa linguagem com artistas de outras áreas. Em 2016, estreou o solo Bom Sujeito, que aproxima o flamenco do samba e do carnaval brasileiro. Além de atuar como professora de dança, é também intérprete criadora no Grupo Z de Teatro, desde 2007.

Tatiana Bittencourt

Bailarina, coreógrafa e professora de flamenco desde 1990, é diretora da Cia de Arte Flamenca desde 2000. Graduada em Psicologia, estudou e trabalhou com teatro, desde 1989, como atriz e bailarina.

Estudou em Madrid, na consagrada escola Centro de Arte Flamenca e Dança Espanhola “Amor de Dios”. Atualmente, coordena seu próprio estúdio, “Arte Flamenca Estúdio de Dança”, além de dirigir o evento Noite Flamenca, que reúne também grandes nomes da arte flamenca de várias partes do Brasil e do exterior.

Luciano Camara

Violonista, compositor e arranjador. Mestre em musicologia pela UniRio, atua como diretor musical na Companhia Folclórica do Rio de Janeiro – UFRJ e na Companhia de Arte Flamenca. É integrante do Grupo Água Viva e da Camerata de Violões. Em sua formação, estão presentes, além do violão clássico, o sete cordas do choro e a guitarra flamenca. Atua como guitarrista flamenco acompanhando renomados artistas do estilo.

Exposição

O público que comparecer à Casa Porto das Artes Plásticas também poderá conferir a mostra coletiva “Desenho: a Linha Difusa”. A exposição, que já foi exibida no Museu de Arte da Universidade do Paraná, reúne o trabalho de 10 artistas, vindos do Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Estados Unidos, França e Teerã.

A proposta do trabalho é aproximar artistas de diferentes localidades a fim de criar diálogos que atravessem fronteiras.

Funcionamento

Neste sábado (6), excepcionalmente, a Casa Porto não abrirá no horário das 10 às 14 horas, seguindo o horário de funcionamento do evento.