A capital capixaba passou pelo dia mais quente de 2015 no último domingo (15), dia da Proclamação da República. A temperatura máxima, registrada no início da tarde pela estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) foi de 38,7 °C.
Confira a previsão para todas as regiões do ES em tempo real!
Esta foi a segunda maior máxima já registrada em Vitória desde o início das medições de temperatura, que começaram em novembro de 1923. A maior temperatura já registrada aconteceu em janeiro de 1972, quando a estação convencional do INMET marcou 39 °C.
De acordo com o Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), Vitória não só vivenciou a maior temperatura máxima do ano no último domingo, mas também a maior temperatura mínima de 2015. A madrugada foi muito abafada, com temperatura na casa dos 26-27 °C. Ou seja, apenas o suficiente para uma noite de sono minimamente suportável. A menor temperatura do dia aconteceu mesmo somente no domingo à noite, já nas últimas horas (ela normalmente ocorre durante a madrugada). A estação automática do INMET registrou 25,7 °C.
Outras estações meteorológicas da capital confirmaram o aumento exagerado do calor: a estação do observatório astronômico da UFES, que geralmente registra uma máxima de 2-3 graus Celsius a menos que a estação do INMET, devido à sua localização, marcou máxima de 36,8 °C, também neste domingo. No aeroporto, o registro foi de 37 °C. Na Ilha de Santa Maria, a estação convencional do INMET marcou menos: 35,6 °C.
No sábado (14), São Mateus também registrou seu recorde de calor para 2015: foram 36,3 °C. Acredite, essa temperatura é muito alta para os padrões da cidade (perímetro urbano, mais próximo ao litoral), mas não chega a ser nenhum recorde histórico.
Já em Alfredo Chaves, o cenário foi bem diferente. Temporal e chuva de granizo destruíram as plantações na região. De acordo com a prefeitura do município, a tempestade arrancou árvores, destruiu lavouras, galpões e estufas na comunidade de São Roque de Maravilha
O Incaper informa ainda que alguns episódios de zona de convergência de umidade devem se formar sobre o país durante as próximas semanas, diminuindo a elevação exagerada da temperatura sobre o Espírito Santo. Mas isso não significa que o capixaba vai se livrar do calor. Alguns dias até devem ter uma condição de temperatura mais agradável, mas o calor deve continuar, especialmente nos dias de céu limpo.