A Defesa Civil Estadual registrou um grande acumulado de chuva em 14 municípios do Espírito Santo. Segundo boletim divulgado na tarde desta sexta-feira (01), nas últimas 24 horas, o maior acumulado de chuvas foi registrado na capital Vitória, com aproximadamente 85 milímetros no período. Além disso, diversos municípios relataram pontos de alagamento.
No bairro Moscoso, em Vitória, a Defesa Civil registrou um rolamento de rocha em um local sem estruturas ou famílias próximas. A equipe da Defesa Civil do município verificará se há indícios que apontem para riscos de novos deslizamentos.
Leia também:
>> Chuva não dá trégua e deixa ruas alagadas na Grande Vitória
Na Serra, um muro caiu sobre uma residência, no bairro Nova Carapina I. Segundo a Defesa Civil, até o momento não há informações sobre vítimas.
Vila Velha
Em Vila Velha, pelo menos sete pontos de alagamento foram registrados pela central de videomonitoramento do município. Segundo a central, os bairros mais atingidos pelos alagamentos são Itapoã, Ibes, Jardim Colorado, Coqueiral de Itaparica e São Torquato. Também foram registrados grande pontos de alagamento na Rodovia Darly Santos e na Avenida Carlos Lindenberg.
Segundo a Prefeitura de Vila Velha, os bairros Divino Espírito Santo e Jaburuna, além do centro do município, registram um volume de quase 80 milímetros de chuva, o maior índice registrado no município nas últimas 24 horas. A Prefeitura de Vila Velha informou ainda que acionou as três estações de bombeamento para acelerar o escoamento da água.
No bairro Terra Vermelha, a Escola Municipal Professor Paulo César Vinha ficou completamente alagada. A água tomou conta dos corredores do colégio e vazou pelo teto e pelas paredes da unidade de ensino. Pais de alunos contaram à produção da TV Vitória/Record TV que toda vez que chove os alunos ficam prejudicados, pois aulas são suspensas ou terminam mais cedo.
Cariacica
Em Cariacica, um dos bairros mais atingidos foi Novo Horizonte, onde vários pontos de alagamento foram registrados. Uma das situações mais críticas na região foi observada em um terreno particular, onde existem três casas.
Na última quarta-feira (29), uma equipe da Defesa Civil municipal esteve no local e orientou que as família que moram em duas dessas residências deixassem os imóveis. Segundo a Defesa Civil, há risco de desabamentos e também de transmissão de doenças aos moradores.
Além disso, devido ao alerta para forte chuva emitido pelo Incaper, a Prefeitura de Cariacica decidiu cancelar o início das comemorações de aniversário dos 127 anos da cidade. O evento estava marcado para este sábado (02), no estádio Kleber Andrade.
Segundo a prefeitura, toda a equipe do município estará de plantão para possíveis emergências. Caso seja necessário, o cidadão pode entrar em contato com a Defesa Civil do município, pelo telefone 98831-6000.