A madrugada desta quarta-feira (18) foi a mais fria do ano até agora em Vitória. De acordo com o Climatempo, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mediu 19,3°C de temperatura mínima na capital capixaba às 6 horas. O recorde anterior era de 19,5°C, que foi registrado no dia 12 de abril.
Segundo o Climatempo, a temperatura mais baixa nesta quarta-feira já vinha sendo esperado desde a semana passada e ocorreu com a chuva e o ar polar que veio com a passagem de uma frente fria, a mesma que provocou a tempestade da última segunda-feira (16), que deixou muitas áreas da Grande Vitória debaixo d’água.
A temperatura caiu em todo o Espírito Santo e a madrugada foi amena. Segundo o INMET, as menores temperaturas no Estado foram: Venda Nova do Imigrante, com 13,5°C; Santa Teresa, com 13,7°C; Afonso Claudio, com 15,9°C; e Alegre, com 17,7°C.
Ainda de acordo com o Climatempo, o vento frio de uma grande massa de ar polar que está na costa do Sul e do Sudeste do Brasil ainda chega ao Espírito Santo até o fim da semana. Assim, as madrugadas seguem amenas, embora as tardes fiquem mais quentes. Até o sábado (21) pode haver novo recorde de baixa temperatura em Vitória.
Previsão do tempo
Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta quarta-feira, nuvens que avançam do mar continuam provocando chuva rápida e ocasional na maior parte do Espírito Santo, mas o sol aparece em alguns momentos. O centro-oeste capixaba tem poucas aberturas de sol, mas não há previsão de chuva. O mar continua agitado em algumas praias.
Na quinta-feira (19) o dia deve ser com mais aberturas de sol no Estado. O litoral tem chuva rápida na madrugada e manhã, mas o sol predomina. O oeste capixaba tem variação de nuvens e pode chover de forma rápida e isolada da tarde para a noite. As demais áreas têm sol e chuva passageira. O mar continua agitado em algumas praias.
Já na sexta-feira (20), um sistema de alta pressão se intensifica sobre o Estado. Predomínio de sol no litoral e variação de nuvens nas demais áreas capixabas, sem expectativa de chuva.
Abril mais chuvoso
O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 50,2 mm em Vitória entre 9 horas do dia 16 e 9 horas desta terça-feira (17). O total acumulado em 48 horas, entre a manhã do domingo, 15, e a manhã da terça-feira, foi de 180,4 mm. A média de chuva para abril em Vitória é de aproximadamente 116 mm. Em 17 dias de abril choveu 315,4 mm, 175% acima da média. É o abril mais chuvoso desde 2011 quando choveu 384,0 mm, segundo o INMET.