Melhorar o conhecimento, a integração entre os serviços de salvamento, bem como reduzir o número de afogamentos no Brasil e na América do Sul. Esse é o propósito da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), que realizam o Sobrasa Rescue / Vitória 2014 entre os dias 20 e 22 de novembro, na Capital capixaba. O evento contará com a participação de guarda-vidas de várias partes do Brasil e equipes internacionais.
O evento irá integrar um seminário que discutirá formas de prevenção e salvamento em situação de inundações e o 14º Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático que será realizado na Praia de Camburi, em Vitória. As competições na água irão incluir provas de aquatlhon, salvamento aquático com nadadeira e tubo de resgate, salvamento aquático com pranchão e corrida à nadadeira (Beach Flags). Provas de piscina também serão realizadas no Clube Álvares Cabral.
Cerca de 700 competidores de Norte a Sul do Brasil e de outros países já confirmaram presença no evento, considerado o maior do gênero na América Latina.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros destaca que é muito importante a inserção do Espírito Santo na rota deste tipo de evento, que une o conhecimento teórico com a atividade de salvamento aquático. “As competições estimulam e aferem o nível de preparo técnico dos guarda-vidas. No Simpósio serão discutidas as melhores práticas em nível internacional, cujo foco é o salvamento em piscinas e em áreas de enchentes, temas estes que são vivenciadas repetidamente em nosso estado.”
O Corpo de Bombeiros participará das competições com 32 militares compondo a equipe capixaba no evento. Os bombeiros são mergulhadores e socorristas que diuturnamente trabalham nos atendimentos emergenciais da corporação com qualificação em operações de salvamento aquático, embarcações ou inundações.
Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático
O Simpósio Brasileiro de Salvamento Aquático será realizado no Clube dos Oficiais, na Praia de Camburi, em Vitória, no dia 20 de novembro. O evento vai tratar de medidas de prevenção para inundações e uma conferência sobre piscina mais segura.
A abertura do simpósio, que começa às 8 horas, contará com a presença de convidados internacionais. Representantes da Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Portugal, Estados Unidos e Grécia irão contar como funcionam os serviços desenvolvidos em cada região para reduzir o número de afogamentos em seus respectivos países.
“As inundações no cenário brasileiro e a experiência vivida no Espírito Santo”, será um dos temas da conferência de abertura, com apresentação do comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), coronel Edmilton Ribeiro Aguiar Junior. “Inundações em Galvenston, Texas, Estados Unidos” e “Experiência de quase morte por afogamento”, serão assuntos tratados por convidados internacionais.
Temas relacionados às causas, danos e prejuízos em situações de inundações, bem como medidas e prevenção do problema, farão parte das apresentações de representantes das Defesas Civis de vários Estados do Brasil, tais como Espírito Santo, São Paulo, Pernambuco e Distrito Federal.
Para discutir a prevenção de afogamentos em piscinas, o simpósio encerra com o assunto “Campanha Piscina mais Segura”. Durante o evento também será concedida a “Medalha do Mérito do Salvamento Aquático” para personalidades que contribuíram com a redução de afogamentos.
Na programação do Simpósio será feito o lançamento oficial da “Operação Salvamar”, que contará com 910 guarda-vidas e 44 bombeiros militares para atuação na Operação Verão 2014/2015, realizada no período verão de dezembro/2014 a março/2015. Este efetivo atuará em diferentes locais do litoral capixaba, principalmente, nos pontos mais frequentados e de maior perigo nesses municípios.
Números
Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), apontam que, por ano, cerca de 500 mil pessoas morrem afogadas em todo mundo. Mais de dez milhões de crianças entre 1 e 14 anos são internadas vítimas de afogamento. Destas, uma, a cada 35 internações, chega ao óbito.
No ano de 2011, 6.500 mortes em praias, rios e piscinas foram registradas no Brasil. Quatro crianças até 14 anos de idade morrem afogadas diariamente no País e a grande maioria em água doce, 65% dos afogamentos ocorrem ao redor do domicilio e 50% dessas crianças foram vistas minutos antes circulando dentro ou ao redor de casa.
No Espírito Santo, 88 afogamentos foram registrados no Estado, no período de 1º a 30 de setembro deste ano. No ano passado, foram 140. Os dados incluem afogamentos em praias, lagoas, piscinas e cachoeiras. Somando os registros de 2013 e 2014, 90 vítimas foram socorridas com vida e 138 morreram.
Treinamento
A formação dos guarda-vidas pelo Corpo de Bombeiros contará este ano com uma capacitação de 16h para atuação em caso de inundação ou enchentes, em virtude das chuvas ocorridas em dezembro de 2013.
De maneira inovadora também será realizado treinamento aos guarda-vidas para operações de embarcações e moto aquática para facilitar a aumentar a eficiência do serviço de salvamento a afogados e a supervisão geral do balneário.