Geral

Vitória vai ampliar número de escolas em tempo integral em 2024

Atualmente, 17 escolas do município oferecem a modalidade e a expectativa é que até o próximo ano, outras 13 unidades sejam entregues

Foto: divulgação/freepik

A capital capixaba deve ampliar o número de escolas que ofertam o ensino integral a partir de 2024. Atualmente, 17 escolas do município oferecem a modalidade e a expectativa é que até o próximo ano, outras 13 unidades semelhantes sejam entregues à população.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Quem já aproveita o formato integral no dia a dia é o pequeno Thalyson Ferri dos Santos, de 11 anos. Ele sai cedo de casa e passa o dia inteiro na escola.

“Eu acho legal porque a gente pode se divertir, a gente tem aula e lá tem os meus amigos. A gente vê o filme, depois a gente senta com a tia e conversa com ela sobre o filme”, contou o menino.

Foto: Reprodução TV Vitória

Thalyson Ferri dos Santos, de 11 anos

Assim como Thalyson, os irmãos dele de 8 e 5 anos também estão matriculados em tempo integral, um verdadeiro alívio para a mãe do trio.

“Enquanto eles estão no período integral, eu consigo trabalhar. Porque se eles não estivessem, eu teria que pagar alguém e não valeria alguém e como eu tenho três crianças, seria mais da metade do meu salário”, explicou a recreadora Leidimara Ferri Lima.

LEIA TAMBÉM: Após acidentes, ciclovia ganha cones para funcionar como barreira na 3ª Ponte

Além disso, ela explica que o formato de ensino integral também ajuda no desenvolvimento das crianças.

“As crianças na escola não estão ali só para aprender, ali elas entendem também de socialização, oficinas. Minha menina estava fazendo oficina de música no CMEI e agora ela está fazendo outra oficina que é de cozinha criativa”, disse a mãe.

Em 2020, apenas quatro escolas da rede municipal de Vitória ofertavam o tempo integral com 932 vagas.

Atualmente, 4.137 alunos da educação infantil e fundamentam estudam em tempo integral em 17 escolas do município.

LEIA TAMBÉM: Navio de guerra será aberto para visitação em Vitória no feriadão

Para 2024, outras 13 unidades devem começar a oferecer a modalidade, comando 30 ao todo e uma ampliação de 2.447 vagas, totalizando 6.584 oportunidades para as famílias da capital.

“A escola em tempo integral garante educação de qualidade, garante práticas esportivas, garante todo o convívio social. É importantíssimo para a formação dos nossos jovens. De fato, nós teremos uma transformação social e, principalmente, ensino de qualidade”, afirmou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

De acordo com a secretária de Educação de Vitória, Juliana Roshner, o sistema de educação integral vai além do ensino comum e abrange outras vertentes da educação. 

“No tempo integral são 9 horas de atendimento com a criança, com currículo próprio, ele é todo pensado para que esse tempo seja contemplado não só o intelectual, não só as disciplinas que a gente conhece do currículo comum como Português e Matemática, mas isso traz também a amplitude com outras disciplinas como protagonismo, projeto de vida, eletiva, clube de leitura. São atividades da parte diversificada.”

Com investimento de mais de R$ 150 milhões, a prefeitura construiu novas unidades, reformou as 103 escolas da cidade e investiu em profissionais. Além disso, a escolha das escolas foi estratégica.

“Com o tempo integral, você possibilita que a família, por exemplo, possa frequentar cursos profissionalizantes, possa buscar se inserir no mercado profissional, ir ao setor produtivo, ou seja, você transforma a vida da família”, reforçou Pazolini.

* Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/Record TV.