Geral

Vitória vai lançar programa para investir em áreas de preservação

Com o nome de Vitória +Verde, o programa prevê obras, demarcação de terras e cercamentos, elaboração e revisão de planos de manejo, entre outras medidas; lançamento será na Ilha do Frade neste sábado (02)

Foto: Divulgação

Os projetos ambientais realizados na Ilha do Frade, em Vitória, vão ser contemplados por um novo programa municipal, que vai investir na estruturação de unidades de conservação da cidade. O bairro também ser´a o local do lançamento do Vitória + Verde.

O programa, que será lançado neste sábado (02), prevê obras, demarcação de terras e cercamentos, elaboração ou revisão de Planos de Manejo, entre outras medidas que vão permitir uma melhor estruturação das Unidades e permitir a proteção de toda a riqueza e diversidade biológica desses espaços. 

A prefeitura não detalhou as ações do novo projeto, mas a diretora de Meio Ambiente da Associação de Moradores da Ilha do Frade (SAMIFRA), Talita Guimarães, adianta que o bairro foi escolhido por integrar uma das maiores Áreas de Proteção Ambiental (APA) da Capital.

“Já temos vários projetos em parceria, como a coleta seletiva, com a ONG Últimos Refúgios, Projeto Restinga. A APA tem um perímetro bem grande e estamos no coração da Baía das Tartarugas”, destacou.

No local, de acordo com Talita, o trabalho realizado pela associação já alcançou bons resultados e, agora, com o apoio do novo programa municipal, pode reforçar ainda mais na preservação do meio ambiente.

“Em sete meses conseguimos passar para os coletores mais de R$ 22 mil com a coleta seletiva, deixando de emitir para o meio ambiente 8,5 mil quilos de kg de CO2 (dióxido de carbono)”, conta.