Vitória receberá um drone agrícola para o reflorestamento de Mata Atlântica, pelo projeto “Chuva de Sementes”. O projeto é em parceria com a Vale e faz parte das comemorações do mês do meio ambiente.
O drone auxiliará nas ações de reflorestamento do programa VixFlora, desenvolvido pela Semmam.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A solenidade para assinatura do Termo de Doação do drone aconteceu na tarde desta terça-feira (11), no Parque Botânico Vale, em Jardim Camburi.
Durante o evento, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, disse que o drone poderá realizar a dispersão de sementes em qualquer local, independente do horário e angulação dos terrenos, além de captar imagens.
“O drone poderá levar sementes para a cidade em qualquer local, independente da angulação, se o terreno é íngrime ou não, independente do período do dia e até mesmo à noite. Também será capaz de pulverizar, fazer levantamnentos por imagens”, disse o prefeito
Dispersão de sementes
A dispersão de sementes será realizada em áreas de difícil acesso, principalmente as localizadas no Parque da Fonte Grande, região do Maciço Central de Vitória. A meta é dispersar em torno de 1 milhão de sementes nativas da Mata Atlântica, em áreas previamente mapeadas pela Semmam e observando os critérios técnicos e ambientais apontados pelo programa VixFlora.
LEIA TAMBÉM: Orla de Ubu será revitalizada com novo calçadão e quiosques; veja as fotos
O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger, explica que este novo equipamento permitirá a dispersão de sementes de espécies nativas da Mata Atlântica sobre diversas áreas da capital.
“Ao longo da execução do VixFlora, observou-se a necessidade de ampliar a cobertura vegetal em áreas cujo plantio direto é dificultado pelo relevo acidentado de algumas regiões da cidade, tornando-se necessária a intervenção por dispersão aérea de sementes por meio de drones”, explicou o secretário.
Palmeira juçara, ipê-amarelo, sapucaia, jequitibá-rosa e jacarandá, dentre outras, fazem parte da relação das espécies que serão usadas no reflorestamento e enriquecimento florestal destas áreas.
LEIA TAMBÉM: “Renascer das cinzas”: empresário faz vaquinha para recuperar caiaques no ES
Programa VixFlora
O “VixFlora” é um programa de recuperação florestal e da cobertura vegetal em áreas de preservação em Vitória. O plano é que, ao todo, sejam plantadas 370 mil mudas de vegetação nativa da mata atlântica e seus ecossistemas associados.