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É de autoria da artista capixaba Vivian Chiabay o desenho da medalha de dois metros de altura que compõe o terço gigante instalado no Campinho do Convento da Penha, por ocasião da Festa da Penha, a principal celebração religiosa do Espírito Santo e que este ano tem como tema “Com Maria, chamados a servir”.
O design é de Vivian, mas a produção da peça foi feita a quatro mãos, em parceria com Inis Brunelli, que é responsável pela medalha do terço há 25 anos.
A medalha levou 30 dias para ser produzida, entre a criação do protótipo, em escala reduzida, maquetes, alterações e finalização. Vivian e Inis usaram o MDF ultra, um tipo mais resistente, até porque ela fica exposta, ao ar livre. A peça foi ainda laqueada e envernizada.
Elas produziram a medalha em camadas sobrepostas, para ter um efeito tridimensional, e usou as cores rosa e azul, as cores do manto e da veste de Nossa Senhora da Penha e também as mesmas cores da bandeira do Espírito Santo.
“Foi uma grande oportunidade para mim, um trabalho muito importante para a cultura capixaba e católica. Certamente esse é um marco entre as peças que já criamos”, revela Vivian, que desenhou a medalha do terço baseada em um troféu de Nossa Senhora da Penha que ela já tinha desenvolvido anos atrás.
Quem é Vivian Chiabay
Artista dos “sims”, como ela mesma diz, Vivian Chiabay se encontrou criação de peças decorativas e de presentes, imprime uma assinatura muito própria e conhecida no mercado e está pronta para, com seu escritório de arte, voar alto, assim como o passarinho de sua logomarca e que ela faz questão de enviar de presente a todo mundo que compra sua arte.
Vivian é uma artista multitalentosa, que aprende com tudo e cria repertório a partir de toda e qualquer experiência. Formada em Arquitetura e Urbanismo, começou a se descobrir designer não com os projetos de arquitetura, mas com os objetos que começou a desenvolver para outros arquitetos. É que eles colocavam em seus projetos criações manuais, autorais, e depois buscavam pessoas para desenvolvê-las. Vivian era uma delas e assim ela começou a ter contato com diferentes materiais, técnicas e modos de fazer.
Foi assim que ela descobriu também a fabricação digital. A técnica já existia, claro, mas ela ficou encantada com a possibilidade de precisão e personalização que ele oferecia. E assim começou a criar objetos para acervo próprio e para presentear.
Os amigos começaram a encomendar peças com uma pegada mais afetiva e depois outras pessoas começaram a pedir também, principalmente por uma deficiência no mercado à época. O amigo e hoje sócio, Rafael Rosa, foi quem deu a dica: “vamos fazer disso um negócio”.
Começaram pequenos, uma oficina de arte, quase um ateliê, com Vivian fazendo toda criação e Rafael estruturando um e-commerce para vender na internet.
No começo, é bem verdade que pingava um ou outro pedido, mas a coisa foi ganhando força e forma, e o passarinho começou a voar alto.
Da salinha comercial e sem equipamento, passaram para um espaço maior, com maquinário próprio. Tudo dando certo, e o negócio tinha um portfólio principalmente de painéis e troféus religiosos. Pedidos no mundo físico e no digital, o passarinho em pleno voo, mas algo fora dos planos estava por vir, a pandemia e todas as restrições e desafios que ela impôs.
Um diferencial, entretanto, foi a oportunidade para a então Oficina de Arte Vivian Chiabay: enquanto as empresas ainda estavam começando a estruturar seu digital e oportunidades de venda on-line, a empresa de Vivian estava pronta.
Foi no Dia das Mães de 2020 que ela e suas peças explodiram, e sua arte foi parar em vários estados do Brasil. Os pedidos não paravam de chegar, e Vivian e o sócio viram o passarinho voar alto como nunca.
Logo depois do boom das vendas on-line, houve a necessidade de um novo espaço e surgiu uma demanda nova e muito importante: a corporativa. Aos painéis e troféus religiosos, juntaram-se os troféus corporativos, e o mix ficou maior. A oficina virou escritório e o Escritório de Arte Vivian Chiabay está agora num novo momento.
“Eu sou muito artista no sentido de querer fazer coisas criativas o tempo inteiro, e isso me bastava. Mas agora eu entendi que eu posso atender o corporativo, inclusive entendendo este como um potencial público, sem comprometer a minha marca e meu processo. Essa virada de chave nos fez ir para um lugar muito maior”, reflete Vivian.
Personalização da experiência
A experiência que as pessoas têm com as peças de Vivian Chiabay é única. O ciclo é mais ou menos assim: uma pessoa encomenda uma peça para presentear e quando vai buscar, no caso de a venda não ser on-line, acaba conhecendo outros itens e faz novas aquisições. Ou então uma pessoa recebe um presente e tem o insight de fazer algo semelhante, mas de forma personalizada, para uma demanda corporativa.
Para atender esses dois públicos, tanto o que vai ao escritório para conhecer o trabalho, quanto o que vai para encomendar uma peça para sua empresa, o escritório de arte mudou-se para um galpão novo, muito maior, onde será inaugurada uma loja modelo, um espaço especial onde será possível conhecer todo o mix, ver painéis aplicados e entregar toda a experiência da marca.
O projeto da loja-modelo fica pronto ainda neste ano, mas a inauguração, só mesmo em 2024, porque agora, Vivian e o sócio estão focados em reposicionamento, em repensar a marca, pensar em branding, fazer planejamento estratégico para, em pouco tempo, ser a maior empresa de presente adulto do Brasil.
Não é pouca coisa, mas também nada difícil, até porque Vivian já enxerga sua arte como um negócio. Para ela, não importa que seja passível de reprodução, mas sim que tenha a sua autoria, sua assinatura, seu pensar, seu fazer.
“A gente não tem objetivo de fazer uma arte disruptiva ou que questiona a sociedade. Focamos no belo com arte. Ou seja, um valor agregado de uma criação num mercado corporativo, que prefere isso a um vinho caro. A pessoa se vê nas nossas peças. Elas são despertares de emoções. O nosso produto representa muita coisa. A matéria do que a gente cria é ressignificada para uma representação. As pessoas criam valor afetivo com as peças, para além da estética.”
E apesar de a empresa ser muito bem resolvida no digital, para conseguir ser a maior empresa de presente adulto do Brasil, Vivian acredita ser necessário também estar presente em lojas físicas próprias, para que sejam um QG de sua arte, mais próximas do público, mas com distribuição capaz de atender todo o país.
“A palavra acesso nos distingue de outras empresas do mercado. Temos facilidade de contato, de resposta, de pós-venda e um relacionamento amigável. Ainda que a gente tenha uma força de venda digital, todas as nossas avalições falam de atendimento. E a gente se preocupa muito com o atendimento pessoal, ainda que seja via WhatsApp. É isso que aumenta a percepção de valor de uma marca.”
O momento é de virada de chave, mas também de reafirmação Agora, é preciso imprimir mais inteligência e tirar proveito mais estratégico de todas as coisas que acabam, de uma forma ou de outra, cooperando para o voo do passarinho.
Produções corporativas testam novos materiais
O bom momento do Escritório de Arte Vivian Chiabay está acompanhado por importantes realizações. Vivian já tem assinado relevantes produções corporativas, tem testado novos materiais e está cada vez mais presente em cenários de programas de TV e sedes de empresas.
Recentemente, uma peça de Vivian chegou ao Papa Francisco, um presente do arcebispo da Arquidiocese de Vitória, dom Dario Campos. O vídeo em que o papa recebe o presente emociona Vivian até hoje.