Vivo reafirma seu compromisso com a sustentabilidade com nova marca sonora e campanha “Futuro Vivo”

Mensagens como Reciclar, Preservar, Regenerar, Cuidar da Vida e da Natureza irão permear as comunicações da nova plataforma de sustentabilidade da Vivo em 2025: o Futuro Vivo. Em ano de COP 30 no Brasil e em um momento em que a agenda climática nunca se mostrou tão urgente, a Vivo, reforça seu compromisso com a sustentabilidade, e inspirada em suas iniciativas em ESG, irá promover reflexões sobre a preservação ambiental com a Amazônia como eixo central das discussões. O filme, criado pela Africa Creative e produzido pela Coração da Selva, se ambienta em um cenário em que natureza e tecnologia coexistem, destacando os detalhes e dinâmicas naturais como mecanismos tecnológicos: a natureza como maior tecnologia que existe.

O filme que marca o início dessa jornada com Alok como embaixador da plataforma de sustentabilidade – Com mensagens de cuidado com o meio ambiente e com a vida, a produção destaca a conexão essencial entre as pessoas e o planeta. A campanha apresenta Alok como embaixador da plataforma Futuro Vivo, aliando todo seu histórico e valores ligados à sustentabilidade e povos originários ao compromisso da marca com essa frente. Além disso, outras propriedades da Vivo somarão aos esforços: “Vamos usar nossos patrocínios em festivais e no esporte para promover experiências que façam as pessoas experimentarem e se sensibilizarem sobre a questão ambiental. Usaremos as vozes de nossos embaixadores em prol da causa. Daremos ainda mais protagonismo para iniciativas proprietárias como o Vivo Recicle capazes de fazer diferença real no mundo” explica Marina Daineze, Diretora de Marca e Comunicação da Vivo.A campanha também marca o lançamento do novo logo sonoro e música da Vivo, desenvolvidos em parceria entre Alok e a Soundthinkers – Sound Company de Inteligência Sonora. O logo sonoro, composto por duas notas que remetem à palavra “Vivo” e ao canto de pássaros sintetizado tecnologicamente, reflete a união entre ancestralidade e inovação.

A Vivo convida as pessoas a repensarem sua relação com o planeta e a abraçar um futuro sustentável – “O objetivo era criar algo que não apenas representasse a modernidade da Vivo, mas que fosse um chamado para as pessoas se conectarem com suas emoções, com o outro e com o mundo ao redor. Os sons orgânicos trazem essa dimensão humana, enquanto os elementos eletrônicos apontam para um futuro de possibilidades”, explica Alok. A trilha da campanha apresenta o manifesto sonoro da marca, uma música criada exclusivamente para representar a Vivo. Para Marina Daineze, “O logo e o manifesto sonoro são uma celebração da vida, da natureza e da conexão entre as pessoas, reforçando nossa identidade enquanto marca comprometida com o futuro do meio ambiente. Queremos usar nossa força como marca para amplificar as discussões sobre sustentabilidade, impactando as futuras gerações e promovendo uma transformação tecnológica sustentável. A preservação ambiental é prioridade para a Vivo e um valor compartilhado com nossos consumidores.” Com Futuro Vivo, a marca convida as pessoas a repensarem sua relação com o planeta e a abraçar um futuro sustentável.

Vivo Sustentável – A iniciativa da Vivo reflete a atuação sustentável da marca e o reconhecimento de mercado desses esforços nos últimos anos. A empresa iniciou sua jornada de descarbonização logo após o Acordo de Paris de 2015, quando estabeleceu suas primeiras metas e mantém um Plano de Ação Climática com desafios de curto, médio e longo prazo validados pela ciência. Em 2019, a Vivo passou a compensar as emissões residuais – que ainda não podem ser evitadas – por meio do investimento em projetos de preservação da Floresta Amazônica e reflorestamento no Mato Grosso.  Ao longo dos últimos nove anos, a Vivo reduziu em 90% suas emissões próprias de gases de efeito estufa, resultado de medidas como o uso de energia de fontes 100% renováveis, biocombustível na frota e maior eficiência operacional.

Em 2024, a Vivo anunciou novos compromissos para impulsionar sua agenda pelo clima – A companhia pretende atingir o net zero (zero emissões líquidas), até 2035, cinco anos antes do previsto, desafio considerado inédito para grandes empresas do setor. Para chegar ao net zero, a companhia mantém, desde 2021, um programa junto aos seus 125 fornecedores carbono intensivos, com sensibilização, engajamento e consultoria especializada para que estas empresas realizem seus inventários, estabeleçam planos de ação e assumam compromissos de descarbonização. Como resultado, desde o início do programa, o número de fornecedores da Vivo engajados com alguma iniciativa pelo clima cresceu de 30% para 87%.

Assista neste link: 

Ficha Técnica 

Agência : Africa Creative

CCO: Sergio Gordilho

co-CCO: Mariana Sá

ECD: Rod Barbosa

Head de arte: Bruno Valença

Diretores Criativos: Diogo Dutra e Thiago Monteiro

Criação: Mateus Martins, Adriano Nuevo, Julia Miranda e Mayara Sayuri

CEO: Marcio Santoro

co-COO: Heloisa Pupim

Atendimento: Camilla Steiman, Larissa Bertin e Barbara Passos

VP Midia: Pedro Eustaquio

Mídia: Jefferson Sales, Tatiana Araujo e Jefferson Mendes

CSO: Ana Kuroki

Planejamento: Anne Corbucci, Victoria Franco e Katiane Souza

VP de Conteúdo: Patrícia Colombo

Conteúdo: Aline Botelho e Sacha Brasil

Aprovação Cliente: Marina Daineze, Raphael Mesquita, Luciana Garcia Cunha, Janaina Felix, Luciana Rolim

Grupo Lamoia movimenta a SIGEP 2025 com estande da Açaí Natuzon Itália – O mercado europeu está de olho no açaí e o Grupo Lamoia está participando desse movimento. Liderado por Wanderson Lamoia e Cris Loss, o grupo marcou presença na 46ª edição da SIGEP 2025 – Salão Internacional da Gelateria, Pastelaria e Panificação Artesanais, realizado no Centro de Exposições de Rimini, na Itália, com estande da Açaí Natuzon Itália sendo um dos destaques da feira, atraindo distribuidores de peso e empresários do Oriente Médio.A SIGEP é uma das feiras mais relevantes do setor de gelato artesanal no mundo, reunindo inovações em matérias-primas, ingredientes, sistemas, equipamentos e serviços.

A Açaí Natuzon se destacou ao apresentar o verdadeiro sabor do açaí brasileiro  – Em meio a esse universo de tendências, a Açaí Natuzon se destacou ao apresentar o verdadeiro sabor do açaí brasileiro para o mercado global.Fundada em 2023 pelo Grupo Lamoia, a Açaí Natuzon é um exemplo de como o Espírito Santo está conquistando espaço internacional. A empresa, que já se consolidou como a maior indústria de sobremesas congeladas do Estado, levou  para a SIGEP uma linha de produtos que combina inovação, sabor e sustentabilidade. A unidade de produção da Natuzon na Itália, localizada em Rovereto, na região de Trento, é um exemplo de modernidade e garante que cada produto seja feito com matéria-prima orgânica de alta qualidade, respeitando tanto o meio ambiente quanto as comunidades produtoras na Amazônia.

Entre os produtos apresentados na SIGEP, estão e o açaí tube, sorbet de açaí em doses práticas de 85g, ideal para consumidores em busca de energia e conveniência, e as vaschettas que já são confecções práticas e prontas  para as vitrines das gelaterias. A participação do Grupo Lamoia na SIGEP reforça o crescimento do consumo de açaí na Europa, uma tendência que promete se intensificar nos próximos anos. Grandes distribuidores já demonstraram interesse em incorporar os produtos da Natuzon às suas redes, expandindo o alcance do açaí brasileiro. Além de comercializar produtos, a empresa aposta em um modelo de negócios inovador, oferecendo oportunidades para empreendedores que desejam abrir lojas da Açaí Natuzon, garantindo qualidade e excelência.

FAESA cria campanha de descontos para estudantes ingressarem com a nota do Enem na graduação – Estudantes que fizeram o Enem dos últimos cinco anos têm a chance de ingressar na graduação presencial da FAESA com descontos que podem chegar a até 70% até o final do curso. Os descontos, proporcionais à nota, são progressivos e começam a contar já na primeira parcela da semestralidade de 2025/1. A nota do Enem pode ser usada em diversos cursos da FAESA nas áreas de saúde, humanas e exatas, como, por exemplo, Odontologia, Medicina Veterinária, Direito, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Ciência da Computação, engenharias e, também, no curso de Agronomia, que é ofertado na Unidade de Linhares.

Também é possível entrar nos cursos da FAESA por meio do Vest agendado  – segunda graduação ou transferência de outra instituição de ensino. As inscrições para todas as formas de ingresso devem ser feitas no faesa.br. As vagas são limitadas, de acordo com o preenchimento de cada turma.A nota do Enem e a condição promocional é válida para todos os cursos da FAESA, exceto Medicina. O curso de Medicina da FAESA tem vestibular específico e já foi realizado para o período de 2025/1.

O Verão é do Canguru  – O verão está mais animado na praia de Jacaraípe, graças à ação especial promovida pelo Canguru Supermercados em parceria com a L4 Comunicação e a ProAtiva Marketing. A campanha “O Verão é do Canguru” proporciona momentos de frescor e diversão para os banhistas e frequentadores da orla durante os finais de semana.  Como parte da iniciativa, estão sendo distribuídos gratuitamente água mineral Pedra Azul e leques personalizados. A loja do Canguru Supermercados em Jacaraípe está prestes a comemorar seu primeiro ano de funcionamento no próximo dia 01 de fevereiro. Para celebrar, o supermercado também preparou uma série de atividades e promoções exclusivas para seus clientes.

Durante todo o mês de fevereiro, serão sorteados prêmios diários, tornando as compras ainda mais atrativas –  Com mais de 40 anos de atuação no mercado, o Canguru Supermercados é uma rede consolidada na Serra, reconhecida por seu atendimento acolhedor, preço baixo e produtos de qualidade. Atualmente, a rede possui lojas nos bairros de Jardim Limoeiro, Novo Horizonte e, mais recentemente, em Jacaraípe. A campanha “O Verão é do Canguru” é uma iniciativa que reforça o compromisso da rede com a comunidade em que está inserida com ações para proporcionar momentos de alegria durante a temporada de verão.

Encanto no Espírito Santo é o Vista Azul – Futuros moradores do Vista Sul, José Ferreira e Fernando Rios, que são de Minas Gerais, destacam o que os levou a escolher o empreendimento Vista Sul, da HCX Construtora, que será entregue em julho deste ano. “Sempre que vamos à região de Vila Velha, ficamos encantados com o litoral. Acreditamos que o Vista Sul combina uma vista incrível, estrutura de alto padrão e localização estratégica. Estamos felizes com nossa escolha e ansiosos pela entrega em julho de 2025”, comentam. Para quem deseja investir em qualidade de vida e bem-estar, ainda tem chance de aproveitar as últimas unidades disponívei

ASUS lança campanha de Volta às Aulas com destaque para notebooks – A  ASUS, empresa líder em tecnologia, anunciou sua campanha de Volta às Aulas que combina inovação e incentivo à educação. Até o dia 16 de fevereiro, ao comprar um notebook ASUS participante da campanha, com valor acima de R$ 5.000, o consumidor recebe um voucher de R$ 500 para ser usado na loja Americanas na compra de materiais escolares. A iniciativa busca atender as necessidades de estudantes que desejam alta tecnologia em sua rotina de estudos, ao mesmo tempo em que investem em itens essenciais para o novo ano letivo. Para mais informações sobre os modelos participantes e condições da campanha, acesse o site oficial da ASUS: https://br.store.asus.com/volta-as-aulas.html

Peça infantil inspirada em fábula de Brecht é atração do Sesc Glória – O Centro Cultural Sesc Glória apresenta o espetáculo teatral “Se nós fôssemos peixes”, da Cia Nós e o Ato Falho Coletivo, nos dias 23, 24 e 25 de janeiro, de quinta a sábado, sempre às 17 horas, no Teatro Virgínia Tamanini, com ingressos a partir de R$ 10. A programação de artes cênicas faz parte do projeto Cena Local, do Sesc, que busca valorizar artistas capixabas. Indicada para crianças a partir de 6 anos, a peça traz como referência principal a fábula de Brecht “Se os tubarões fossem homens”, rodeada por questões como: Se nós fôssemos peixes, iríamos obedecer às ordens do Sr. Barão? Teríamos coragem de enfrentar os tubarões? Ou então, ficaríamos ao lado dos Tubarões?  

Que lugar ocupamos no final da história? Afinal, que final é esse?  Imaginando um cenário protagonizado pela infância e juventude, nesse espetáculo o público é convidado a adentrar numa sociedade no fundo do mar, onde quem manda é o Sr. Barão. Após a notícia sobre o desaparecimento de mais um peixe, os outros animais marinhos, insatisfeitos tanto com a situação, se organizam para realizar uma eleição, onde quem escolherá um novo líder para o fundo do mar será o público de cada apresentação.

“Seu lugar no mundo”. CNA mostra como um novo idioma pode abrir portas para o futuro – A rede de ensino de idiomas CNA lança sua primeira campanha de 2025, com a evolução do conceito “razões para acreditar”. Com o tema “seu lugar no mundo”, o filme reforça o papel transformador do aprendizado de idiomas e inspira os alunos a enxergarem as inúmeras possibilidades que surgem quando se faz esse tipo de investimento no próprio futuro. A criação é da agência Tech & Soul. Segundo Nicadan Galvão, diretor de marketing do CNA, a campanha celebra os alunos, com suas trajetórias, conquistas e resultados: “Nessa campanha, colocamos a cadeira como um símbolo que representa o primeiro passo para o futuro. Tudo começa na sala de aula, a partir do momento que o estudante escolhe sentar-se naquela cadeira. Com o CNA é possível realizar sonhos e alcançar objetivos de vida”, explica.

Campanha busca inspirar o público ao destacar as oportunidades futuras  – As peças, direcionadas para diversos perfis – desde o público infantil até o adulto – e com versões regionalizadas, trazem sempre em destaque a frase “Não é só uma cadeira”, retratando diferentes lugares, situações e sonhos que os estudantes podem conquistar aprendendo um segundo idioma. Em uma delas, a imagem mostra a cadeira na Golden Gate Bridge, em San Francisco, uma das pontes mais famosas dos Estados Unidos e do mundo. Outra peça traz a frase “Não é só uma cadeira, é se divertir enquanto aprende”, em alusão à parceria com a Disney – o CNA é a única rede de ensino de idiomas licenciada pela Disney na América Latina. Já nas comunicações regionais, a cadeira do CNA vai até os principais pontos turísticos do Brasil, com mensagens que conversam com o público residente de cada um desses lugares. Entre elas: “Não é só uma cadeira, é mostrar a cidade maravilhosa na língua do turista”, para o Rio de Janeiro; Não é só uma cadeira, é falar “retado” na língua do turista e ele entender”, para o Nordeste; ou “Não é só uma cadeira, é ir do uai ao why em poucos segundos”, para Minas Gerais.

A campanha será veiculada nas redes sociais oficiais do CNA – (Instagram, LinkedIn e TikTok), plataformas de streaming (Globoplay, Disney+ e Netflix) mídia exterior (out of home), em estações de trens e metrô, além de pontos de ônibus de todo o País. Em mídia social, haverá um projeto especial com creators nativos do TikTok, além de influenciadores mostrando sua trajetória como alunos por meio da série intitulada “Diário da cadeira CNA”, e narrativas de transformação por quem passou ou está sentado em uma cadeira do CNA, com a série “Da cadeira para o mundo”. Segundo Galvão, 2025 é o ano do CNA nas mídias sociais. O investimento estimado para divulgação em todas as frentes de mídia, online e offline, é de aproximadamente R$ 19 milhões. Para Flavio Waiteman, sócio e CCO da agência Tech & Soul, “quem nunca sonhou com uma viagem internacional, com um novo cargo ou assistir a sua série favorita sem precisar das legendas? Nosso objetivo é posicionar o CNA como um grande aliado na realização desses sonhos, que, para além do ensino, transforma vidas por meio dessas experiências. Com o CNA, estudar inglês ou espanhol é mais do que aprender um novo idioma, é descobrir o seu lugar no mundo.”

Série “Da cadeira para o mundo” traz histórias reais de alunos – Para rebater falsas alegações presentes no mundo virtual, que desqualificam o modelo de aprendizagem das escolas tradicionais, foi criada a série “Da cadeira para o mundo”, uma frente da campanha que destaca as histórias, conquistas e resultados dos alunos do CNA. Ao longo do ano, as mídias oficiais retratarão no YouTube, Instagram e TikTok histórias desses estudantes e suas realizações. “Os alunos podem acreditar em uma rede de ensino de idiomas com mais de 50 anos no mercado e que evoluiu junto com eles. Queremos mostrar que somos viabilizadores de futuros, com histórias reais e inspiradoras de estudantes com trajetórias de sucesso em que o CNA foi fundamental”, afirma Galvão.

Entre as histórias retratadas, está a de Norma Teresinha – que é ex-aluna do CNA Curitiba Boa Vista/PR, que começou a trilhar seus sonhos dando o primeiro e mais importante passo para sua carreira internacional, que a fez chegar à NASA. Ela ingressou no curso de inglês do CNA por ser uma escola dinâmica e moderna. “O inglês foi fundamental para alcançar o meu maior objetivo, que era trabalhar na NASA. A metodologia de ensino do CNA me ajudou a abrir portas na área que eu mais queria atuar, ciência e tecnologia. Quando eu tinha 13 anos, com ajuda do professor Carlos, comecei a escrever cartas em inglês para a NASA pedindo materiais e fui atendida. Isso fez com que minha paixão pelo universo e pela área espacial crescesse”. A trajetória de Norma na agência espacial começou quando ela teve a oportunidade de participar como estagiária dos programas de educação espacial e ciência da empresa. Em 2023, ela foi convidada para retornar à NASA, marcando um momento significativo em sua carreira, envolvendo novas iniciativas e projetos relacionados à educação e à exploração espacial.

FILME

FICHA TÉCNICA

Agência: Tech & Soul

Título: Seu Lugar no Mundo

Cliente: CNA

Aprovação Cliente: Luciana Fortuna, Nicadan Galvão e Tallyta Tulio

Produto: Institucional – Campanha 2025

GESTÃO
CCO: Flavio Waiteman
CEO: Claudio Kalim
COO & CFO: Marcelo Zaine
Diretora Geral de Negócios: Liliany Samarão

CRIAÇÃO:
ECD: Daniel Magri
Direção de Criação: Angélica Pernau
Direção de Arte: Cristiano Bernardo e Ricardo Marques
Redação: Marcelo Goes
Gerente de Projetos: Patrícia Goulart

ATENDIMENTO
Diretora de Atendimento: Mariane Ferraz
Consultor de Negócios: Carlos Barbieri
Supervisora de Atendimento: Bárbara Dantine
Executivo de Atendimento: Leonardo Almeida

PLANEJAMENTO
Diretora de Planejamento: Van Patino
Supervisora de Planejamento: Lídia Maria

MÍDIA
Diretora de Mídia: Larissa Cembranel
Supervisor de Mídia: Rodrigo Pariz
Coordenadora de Mídia: Karina Ribeiro

PRODUÇÃO
Produtor Executivo: João Pedro Albuquerque
Diretor de Produção: Rogerio Gonçalves
Supervisora de Produção: Leticia Bamonte
Pós-Produção e IA: Tribbo
Diretor Criativo VFX: Bibinho Carvalho
Editor Sênior: Rodrigo Pina / Sergio D’ PiazzaEditor: Vinicius Siqueira
3D Lead Artist: Erick Buosi
Modelagem 3D: Vinicius Lima
Animação 3D: Fabiano Iwasita
Motion: Ricardo Rapozo
Coordenador de Pós-Produção: Tato Carvalho
T.I.: Lucas Pereira / William Telles
Atendimento: Carolina Barros
Produtora de Áudio: Jamute
Produção Executiva de Som: James Feeler
Engenharia de Som: André Melges, Eduardo Barbosa, Marcelo Filho e Otávio Bertolo
Coordenação: Julianna Zuppo, Letícia Nunes, Juliana Pompeu
Atendimento: Hingrit Nitsche, Kiki Eisenbraun e Carol Oliveira
Locução: Barbara Russiano
Produção e Finalização de Imagens: GoodImage

Dídimo Effgen Colunista
Colunista
Diretor Geral da Dicape Representações e Serviços Ltda.