Vários consumidores reclamaram nas redes sociais da falta de água na manhã desta quarta-feira (2). Eles afirmam que bairros dos municípios de Cariacica, Vila Velha e Serra não estavam recebendo água.
A greve dos funcionários da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), que paralisaram os serviços por tempo indeterminado, teve início no dia 18 de agosto. Com a paralisação, apenas o serviço de abastecimento de água funciona normalmente para a população da Grande Vitória. Todos os demais serviços foram suspensos. A decisão pela greve foi tomada em assembleia geral da categoria.
De acordo com o Diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado (Sindaema), Nildo Mendonça, o acordo de manter no mínimo 50% dos serviços funcionando está sendo cumprido como manda a lei. “A falta de água pode ser por conta de consequências de manutenção ou algo parecido não devido à greve, já que estamos cumprindo a liminar como estipulado”.
Segundo a Cesan, no município de Cariacica, a falta de água aconteceu porque por conta de uma pane elétrica que gerou uma paralisação emergencial no Sistema Jucu na noite de terça-feira (1). O reparo já foi efetuado e o abastecimento será normalizado em até 24 horas. Nos outros municípios, segundo a empresa, todo o sistema está funcionando normalmente.