Não importa a sua idade. Certamente você tem muitas lembranças dos tempos de escola. Aquele amigo que você guarda até hoje, aquele professor “chato” que te ensinou muito. Quando você percebeu que há um mundão cheio de conhecimento, pessoas e lugares diferentes para conhecer e explorar.
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Tudo começa na primeira infância. É nesta fase da vida que passamos por situações que não nos esquecemos. As crianças desta geração estão passando por uma fase inimaginável para os mais velhos: uma pandemia, que as obrigou – momentaneamente – a se afastarem presencialmente das escolas.
“O distanciamento das escolas, de outras crianças pode prejudicar no ponto em que elas tem acesso ao outro. Porque é através do outro também nos constitui, e nos faz desenvolver afeto como simpatia, empatia, compaixão. No aprendizado, também pode haver prejuízos, como dificuldade de linguagem e de se expressar. As restrições sociais podem atrapalhar que a criança se desenvolva de uma maneira saudável”, afirma o psicólogo Alexandre Brito.
Mas que habilidades as crianças desenvolvem quando estão em grupo? Confira:
>> Mais comunicativos: comunicar-se é um desafio até para os adultos. Expressar os próprios pensamentos e emoções, mas sem ofender os outros, é uma habilidade rara que é trabalhada desde a infância e só melhora com o convívio social;
>> Respeito: viver em sociedade requer respeito ao próximo. Mesmo não concordando com os posicionamentos dos outros. No entanto, temos que aprender a conviver com a diversidade de ideias e culturas. O desenvolvimento desta habilidade também começa na primeira infância;
>> Produtividade em grupo: saber conviver em coletividade é essencial para ter boas experiências e aumentar a produtividade. Isso também ajuda a criança a tomar consciência de seu papel e trabalhar o seu senso de responsabilidade e participação, tanto na família quanto na escola;
>> Autoestima: todos mundo adora ter e fazer novos amigos. Amizades saudáveis reforçam o nível de conforto de uma criança com a própria individualidade, o que favorece a elevação de sua autoestima;
>> Resolução de conflitos: com autoconfiança, bem-estar emocional, e uma rede de amigos, a criança desenvolve capacidade para observar e resolver problemas de uma maneira positiva propondo soluções criativas.
Fonte: psicólogo Alexandre Brito e pesquisa Folha Vitória
“O convívio social da criança é fundamental para que ela se desenvolva junto com outras crianças. É importante que os adultos permitam que as crianças tenham esse contato com outras crianças para que possa se desenvolver psiquicamente, fisicamente, moralmente e outras características. Tanto socialmente como educacionalmente, isso é fundamental”, completa Brito.
O psicólogo revela as vantagens para as crianças na retomada das aulas presenciais. Confira na web reportagem:
Para os pequenos, não está sendo fácil. Com o avanço da vacinação e a redução de casos e óbitos causados pela covid-19, as aulas retornaram e, aos poucos, as crianças vão matando a saudade.
“No período em que fiquei estudando de casa eu sentia muita falta de encontrar os amigos, ficar pertinho. Mesmo não podendo abraçar e dar beijo, podemos ter contato com eles”, conta a aluna Stella Ribeiro Bozetti, de oito anos.
Mesmo em plenas férias, muitas crianças não querem saber de voltar para casa. “Eu sentia muita falta de brincar com meus amigos. Eu não quero nunca mais ficar longe da escola”, admite a aluna Melissa Damascena Carneiro, de oito anos.
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Para os professores, a adaptação também não foi nada fácil. O que eram atividades extras á distância se tornaram todo o aprendizado.
“A tela é fria. Apesar de toda a interatividade, o olhar das crianças não substitui. A tecnologia pode vir, mas o estar junto e perto, essa relação com a família e com as crianças, não tem como substituir. Foi um desafio”, lembra a professora do Salesiano, Alessandra Santos de Araújo.
Para a professora da escola Novo Mundo, Sara Alves dos Santos, com o retorno do convívio social das crianças, já é possível observar uma melhora no desenvolvimento educacional dos alunos.
“O reencontro foi muito positivo. Agora eles estão voltando a se socializar e fazendo trocas de linguagem, aprendizagem e vivências. tá sendo um retorno bem positivo. A interação social para crianças na primeira infância é fundamental para o aluno construir noções de empatia e companheirismo que só a vivência pode proporcionar”, analisa.
No Espírito Santo, a volta às salas de aula começou em junho de 2021, e desde então foram ampliadas para todas as idades. No entanto, as escolas ainda precisam seguir protocolos sanitários para evitar a propagação do coronavírus.
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