Geral

Rede municipal: mais de 230 mil alunos voltam às aulas na Grande Vitória

Nas escolas da rede estadual, os mais de 200 mil alunos matriculados retornaram na última quinta-feira

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cariacica

Chegou a hora de voltar para a sala de aula. Nesta segunda-feira (06), escolas da rede municipal das cidades da Grande Vitória retornam com as atividades para o início do ano letivo. Ao todo, mais de 150 mil estudantes são esperados nas unidades de ensino.

Em Vitória, 103 unidades de ensino, sendo 49 centros municipais de Educação Infantil (Cmei) e 54 escolas municipais de Ensino Fundamental (Emef), retomam as atividades nesta segunda. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, voltam às salas de aula 40.677 crianças.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em Cariacica, são mais de 50 mil alunos do tempo regular. Já os alunos das escolas de tempo integral, retornam no dia 13. Os centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) e as escolas municipais de Ensino Fundamental (Emefs) já estão prontas para receber alunos, professores e demais servidores para o ano letivo de 2023.

Vila Velha retorna às aulas para os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para os alunos das escolas de Tempo Integral do município, as aulas retornam na terça-feira (7). A rede municipal conta com 112 escolas e capacidade de atender mais de 58 mil estudantes.

Na Serra, a secretaria de Educação informa que a rede municipal possui 144 escolas e aproximadamente 70 mil alunos.

Em Viana, mais de 13.500 estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) voltam para as 39 unidades de ensino.

Escolas estaduais retornaram na última semana

Nas escolas da rede estadual, os mais de 200 mil alunos matriculados retornaram às 403 escolas, para o início do ano letivo, que conta com algumas novidades, na última quinta-feira (02).

A implantação da certificação Escola do Futuro, inicialmente, em cinco unidades da Rede é a principal novidade. O programa visa a fomentar a inovação nas escolas, vinculando projetos pedagógicos à transformação de características físicas, estéticas e tecnológicas.

Receberam a certificação as seguintes instituições: EEEFM Major Alfredo Pedro Rabayolli (Vitória); EEEFM Hunney Everest Piovesan (Cariacica); – CEEFMTI Pastor Oliveira de Araújo (Vila Velha); EEEM Mário Gurgel (Vila Velha); e EEEFM Marinete de Souza Lira (Serra).

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, todo o trabalho da Secretaria é no sentido de assegurar ao estudante o direito à educação integral, por meio do acesso, da permanência e da aprendizagem e, para isso, a equidade e a inovação são primordiais. “Queremos formar cidadãos com base nas competências do século XXI”, salientou.