O volume das chuvas que atingiram a Grande Vitória ao longo deste mês já superou a média histórica da região nesse período do ano. A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que, do dia 1º até às 9 horas da última terça-feira (19) registrou um acumulado de 113,5 milímetros na capital capixaba. O número está 43% acima da média de chuva normal para fevereiro, que é de 74 mm.
Ainda de acordo com o INMET, em 19 dias foram registradas chuvas em apenas sete em Vitória. No entanto, durante um temporal entre os dias 7 e 8 foi registrado um acumulado de 73 milímetros na capital capixaba, praticamente a média para o mês inteiro.
De acordo com o Climatempo, as condições para pancadas de chuva tendem a diminuir na Grande Vitória e em todo o Espírito Santo a partir de sexta-feira (22), quando o sistema de Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS) volta a ganhar força sobre a Região Sudeste. Segundo o Climatempo, a presença da ASAS reduz a umidade, a nebulosidade e consequentemente a chance de chover.
Incaper
Nesta quarta-feira (20) voltou a chover forte na Grande Vitória. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) a região que teve o maior acumulado durante a chuva ocorrida no início da tarde foi o bairro Jucu, em Viana, onde foram registrados 32 milímetros.
Além disso, segundo o Incaper, foram observados 30 milímetros no Vale do Mulembá, em Vitória, e 26 milímetros nos bairros Areinha e Aparecida, em Cariacica.
De acordo com a meteorologista do Incaper, Thábata Brito, a chuva não fugiu à regra das já conhecidas pancadas de chuva de verão. Ainda segundo a meteorologista, a chuva registrada no início da tarde foi de curta duração e durou em torno de uma hora.
Morte
Também durante a chuva registrada no início da tarde desta quarta-feira na Grande Vitória, um homem morreu e outro ficou ferido após serem atingidos por um raio. O fato aconteceu na rodovia Leste Oeste, na altura do bairro Rio Marinho, em Cariacica.
Joel Pereira Barbosa, de 42 anos, morreu no local. Um amigo, que conversava com ele na hora, também foi atingido e precisou ser levado para o hospital.