Geral

Voluntária da Afecc mantém rotina de colaboração no bazar da instituição

A aposentada Maria Francisca de Lima comparece no bazar toda sexta-feira e faz o trabalho com carinho, amor e dedicação

Foto: TV Vitória

A Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Affec) possui 19 projetos sociais voltados para o bem estar e a recuperação de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em tratamento contra o câncer. Com o apoio de voluntários, a entidade busca fazer com que haja o melhor atendimento para cada um. A instituição é mais uma apoiada pelo Instituto Americo Buaiz.

Uma das voluntárias é a aposentada Maria Francisca de Lima. Ela é colaboradora no bazar da Afecc e conheceu o trabalho quando o marido batalhava contra um tumor na próstata. “Foi naquela época que conheci a necessidade de pessoas ajudarem no trabalho para ter dinheiro para as obras”, contou.

A rotina é semanal e fiel. A dona Chiquinha, como é carinhosamente chamada, arruma as araras, leva as roupas ao provador e dá todo suporte ao cliente. Há dez anos, essa é a rotina de toda sexta-feira. “Já me preparo a semana toda, sabendo que na sexta o horário de eu sair de casa é sagrado. Venho, trabalho e só paro quando vou embora”, afirma.

O marido de dona Chiquinha não resistiu ao tratamento contra o câncer. Agora, porém, muito além de se manter ocupada, a voluntária se dedica ao projeto por gratidão, pelo cuidado e carinho que ela e o companheiro receberem num momento da vida tão conturbado. “Isso deixa o tratamento mais leve e a gente se sente em casa, com gente amiga. Por isso eu quis ajudar”, disse.

O bazar da Affec é um dos 19 projetos sociais da associação. Segundo a presidente da entidade, Marilúcia Dalla, tudo o que é comercializado foi doado para ajudar na arrecadação de fundos que vão manter os serviços em funcionamento. “Isso tudo se transforma em vale transporte, alimentação e remédios para os nossos pacientes quando estão fora do hospital”, disse.

Somente em 2018, mais de 50 mil pacientes do SUS, em tratamento contra o câncer no Hospital Santa Rita de Cássia, puderam se beneficiar com doações como fraldas, alimentos, medicamentos, itens de higiene pessoal ou cursos e oficinas cedidos pelos programas sociais da associação.

Ao lado de outros 340 voluntários, Marilucia preserva as memórias do médico oncologista Afonso Bianco, fundador da Affec e do Hospital Santa Rita de Cássia. “Ele atendia na Santa Casa. vendo a dificuldade das pessoas, principalmente de quem vinha do interior, ele sensibilizou a esposa para arrecadar fundos e criar um abrigo onde as pessoas poderiam ficar”, contou.

Em 2020, o Hospital Santa Rita de Cássia completa 70 anos. O apoio do Instituto Americo Buaiz vai proporcionar ainda mais visibilidade para o trabalho realizado. “Estamos muito felizes. Essa parceria é muito importante. O IAB são nossos parceiros. Agora já estamos em uma parceria mais próxima, que vai dar dar mais divulgação para a nossa causa”, disse a Marilúcia.