Hoje é comemorado o dia de quem desempenha um trabalho que tem como principal objetivo ajudar aqueles que precisam, além de contribuir para um mundo mais solidário e sem receber nenhum tipo de pagamento por isso. Os voluntários estão por toda parte e de alguma forma, mudam o dia de muitas pessoas que precisam de ajuda ou de apenas um sorriso.
O voluntariado é um conjunto de ações de interesse social e comunitário, em que toda a atividade desempenhada se reverte a favor do serviço e do trabalho, com objetivos de escolaridade, cívica, científicos, recreativos, culturais. E, por isso, há um dia exclusivo para eles.
A voluntária da Capelania e da Páscoa Solidária do Hospital Evangélico de Cachoeiro, Rute Bragio, se dedica ao ofício de ajudar outras pessoas há 10 anos e garante que todo o trabalho vale a pena. “Às vezes está tudo bem em nossas vidas e mesmo assim encontramos do que reclamar. Então, nesses locais onde sou voluntária vejo pessoas que estão felizes mesmo com todas as adversidades. Levamos conforto e acabamos sendo consolados”, comenta.
A Capelania é um dos setores que mais recebem voluntários no Hospital Evangélico. Todos os dias, cerca de cinco a oito pessoas se unem ao Reverendo Caruso no desenvolvimento do trabalho espiritual, através das visitas aos pacientes e seus acompanhantes. “É um trabalho espontâneo, voluntário que conta ponto para o hospital, pois o paciente se sente melhor. É muito importante quando a gente pode ajudar ao próximo”, comenta o Reverendo.
Alegria por vocação
Quando um paciente do hospital está triste e precisando de um abraço amigo, as médicas acionam Ariane Oliveira, a ‘Tina’. Ela traz sua turma, seus cabelos rosas e toda sua alegria para animar algumas tardes em ocasiões muitos especiais. Para ela, realizar este trabalho, que antes era um favor, agora é uma missão pois ela faz como um grande amor no coração.
“Este trabalho edifica não somente aos pacientes, mas a nós também pois é extremamente lindo como ações assim alegram a todos, desde os pacientes, acompanhantes, funcionários, todos. É uma corrente do bem, do amor, todos juntos, lutando pela vida. Volto para casa cheia de gratidão”, comenta.
Além da Turma da Tina e dos irmãos da Capelania, o Hospital Evangélico também recebe regularmente a visita: da Turma da Alegria (da 2ªIgreja Batista), do Grupo Metamorfose, Forró Pé de Serra, Projeto Caminhos, Igreja Batista Renovada, Igreja Hebrom, Projeto Criança Feliz, do Coral Ônix, entre outros.
O trabalho voluntariado é regulamentado no Brasil pela Lei 9.608/1998. É considerado serviço voluntário “a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade”.