Geral

Voluntários distribuem sopa, leite quente e agasalhos para moradores de rua em Vitória

O preparo dos alimentos é organizado no whatsapp, e funciona com um revezamento entre cinco chefs fixos durante a semana, e voluntários que se revezam aos finais de semana

As sopas são distribuídas para moradores de rua. Foto: Divulgação

Um projeto que começou do simples desejo de ajudar moradores de rua em Jardim Camburi, Vitória, transformou-se em uma verdadeira corrente do bem entre pessoas de vários pontos da cidade.

A ideia surgiu depois que Lays Nakamura e o namorado, Bruno Barcellos Jacobsen, resolveram fazer a distribuição de leite quente e cobertores para alguns moradores do bairro, no dia 10 de junho. “Era uma noite muito fria. Percebemos que os cobertores tinham acabado e muita gente ainda estava na rua precisando se aquecer. Continuamos reunindo itens para a distribuição e o nosso programa do Dia dos Namorados foi fazer a entrega para essas pessoas”, explicou.

Diante da necessidade de muitos moradores, o casal decidiu fazer uma postagem em um grupo do bairro Jardim Camburi em uma rede social para arrecadar outras doações. Para a surpresa deles, vários voluntários surgiram, junto com as doações. “Fiquei muito surpresa com a repercussão. Agora entregamos leite quente pela manhã; e sopa, leite e agasalhos à noite”, completou.

Aos poucos, o grupo reuniu 70 voluntários, e a área de atuação chegou a outros bairros. Atualmente, Lays e outra voluntária, Michele Trevisani, organizam a distribuição dos itens arrecadados para os moradores de rua de Jardim da Penha, Goiabeiras, Bairro de Fátima e Bairro República. 

O preparo dos alimentos é organizado entre o grupo através do whatsapp, e funciona com um revezamento entre cinco chefs fixos durante a semana, e voluntários que se revezam aos finais de semana. Ao todo, 30 moradores recebem as doações, e outros vão sendo incluídos aos poucos.
 

O grupo faz o bem para aqueles que não tem o que comer Foto: Divulgação

“Começamos pensando apenas no inverno, e hoje estamos até ajudando pessoas a saírem das ruas. Fazemos vaquinhas para ajudá-los com o que precisam e conseguimos até emprego para um deles. Procuramos entender a necessidade de cada um. Às vezes, eles só precisam de uma conversa, de um carinho”, finalizou.
 
Quer participar?
O grupo precisa de doações de leite, verdura, pão, macarrão, agasalho, cobertor e colchonete. As doações podem ser feitas na Lanchonete Monte Fuji, que fica na pracinha da Igreja Católica, em Jardim Camburi. O telefone para contato é 99590-5274.
 
#CompartilheoBem
Contar histórias de pessoas engajadas em ações que buscam o bem estar de todos é um dos objetivos do Movimento #CompartilheoBem. A campanha, lançada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), busca diminuir os índices de violência urbana no Espírito Santo, promovendo a cultura da paz.
 
O Movimento acredita que com o comprometimento de todos será possível continuar avançando na redução da violência no Espírito Santo. A campanha convida a sociedade a exercitar a tolerância no dia a dia e a solucionar de forma pacífica alguns conflitos que acontecem em casa, no trabalho e no trânsito.