Um mutirão de limpeza será realizado no Morro do Moreno, em Vila Velha, neste sábado (16), a partir das 7 horas. A ação irá compreender a limpeza das trilhas, retirada de pichações e conscientização da preservação do meio ambiente.
O Dia da Montanha Limpa é uma ação de conservação de montanhas realizada simultaneamente em diversos locais da América Latina. No Brasil, a co-organizadora é a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada, através de seu Programa Adote uma Montanha. No Espírito Santo, o Morro do Moreno é a montanha incluída no projeto pela Associação Capixaba de Escalada (ACE) desde 2005.
A ACE convida a todos aqueles que frequentam o Morro do Moreno e outros ambientes de montanha para participar do Dia da Montanha Limpa. “Nos ajude a manter a nossa montanha limpa, afinal é sempre mais agradável caminhar em uma trilha sem qualquer tipo de lixo”, conclui a conselheira da ACE, Lucia Conrado.
Alguns representantes da associação realizaram, no último fim de semana, uma visita técnica no Morro do Moreno para identificar a situação das trilhas, no que se refere à segurança e limpeza, bem como o acesso ao local, para distribuir as equipes no Dia da Montanha Limpa. “Esta ação só é possível por meio da união de parceiros com a missão de manter o ambiente saudável e limpo para nós e para as futuras gerações”, informou Lucia.
Pichação
A pessoa que picha ou grafita comete um crime ambiental, desde 1998, segundo a lei federal 9.605. No caso de pedras, classificadas como monumentos, a pena é pior: seis meses a um ano de prisão, além de multa. A Polícia Militar Ambiental recebe denúncias pelos telefones 3336-4515 ou 190.
Área de Preservação
De acordo com o Plano Diretor Municipal (PDM), 90% do Morro do Moreno é Zona de Especial Interesse Ambiental (Zeia) e 10% Zona de Proteção Ambiental e Cultural (ZPAC2). Com uma área de 580.647,98 m², o morro apresenta fauna diversificada, remanescentes de Mata Atlântica e vegetação rupestre.