O governador Renato Casagrande se pronunciou nesta quarta-feira (31) sobre a implantação do aquaviário na baía de Vitória. Segundo o governador, o edital publicado é relativo a primeira etapa de implantação do aquaviário. Com isso, ainda não há um prazo para a implantação total do projeto.
“Meu compromisso é entregar funcionando até o final do meu governo. Claro que queremos entregar antes, mas precisamos de um prazo maior para estruturação do projeto”, ressalta Casagrande.
O edital foi publicado nesta terça-feira (30). De acordo com o secretario de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, os quatro pontos previstos para a construção dos trapiches para atracagem dos barcos são Prainha (Vila Velha), Enseada do Suá, Centro (Vitória) e Porto de Santa (Cariacica).
Confira a fala do governador:
Os serviços contemplam o desenvolvimento de Licenciamento Ambiental e os Projetos Básicos e Executivos de Engenharia para Construção de quatro novos Trapiches (píeres) na Baía de Vitória/ES.
A empresa vencedora terá um prazo de 150 dias para entregar os projetos, a contar da data da Ordem de Serviço. De acordo com o secretario de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, os quatro pontos previstos para a construção dos trapiches para atracagem dos barcos são Prainha (Vila Velha), Enseada do Suá, Centro (Vitória) e Porto de Santa (Cariacica).
Ainda de acordo com o secretário, ainda este ano, será publicado o edital para empresas interessadas em fazer a operação dos barcos.
O sistema aquaviário operou na Grande Vitória até a década de 90, quando foi desativado. A volta da operação do modal é uma das prioridades da Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). O novo sistema deve entrar em operação ainda em 2020, com quatro estações, e será integrado ao sistema de transporte coletivo (Transcol).