Geral

VV tem mais de 20 restaurantes interditados pela Vigilância Sanitária desde o ano passado

Para os moradores da Grande Vitória que flagrarem alguma irregularidade em estabelecimentos, as prefeituras possuem um espaço para denúncias

Em Cariacica foram realizadas 970 inspeções Foto: Divulgação

Ao todo, 23 restaurantes de Vila Velha foram fechados pela Vigilância Sanitária desde o ano passado. De acordo com a vigilância do município, em 2015, 19 restaurantes foram proibidos de funcionar, e este ano o número chega a quatro. Além disso, em todo o município, 53 estabelecimentos comerciais foram interditados em 2015 por apresentarem problemas diversos.

Em Cariacica, segundo a Vigilância Sanitária, em 2015 foram realizadas 970 inspeções, enquanto neste ano já aconteceram 873 inspeções. Neste período, não houve fechamento integral de nenhum estabelecimento, apenas interdição parcial, mas o quantitativo ainda está fase de levantamento.

Já em Vitória e na Serra, as Vigilâncias Sanitárias informaram que não há uma contabilidade, mas que inspeções são feitas assim que recebem denúncias e que, se necessário, interdições também são feitas.

Encontro

Por conta desses números, a Associação Nacional dos Restaurantes (ANR) e a Vigilância Sanitária de Vitória vão realizar nesta quinta-feira (12) um encontro destinado a donos de comércios do ramo alimentício. O intuito é discutir os principais erros e acertos da rotina dos estabelecimentos, com foco principal em espaços como praças de alimentação de shopping centers.

Segundo a ANR, com a intenção de desmistificar o trabalho da Vigilância, o encontro também visa promover uma nova imagem ao órgão, como explicou a coordenadora da área técnica de alimentos da Visa, Renata Santos. “Queremos estar em contato direto com o setor regulado fora do momento de auditoria, mostrar a Vigilância como um parceiro”, disse.

O evento já passou por cidades como Blumenau e Florianópolis, em Santa Cataria, e chega a Vitória com inscrições abertas ao público interessado no assunto. Para participar, basta acessar o site oficial da Associação Nacional dos Restaurantes. As vagas são limitadas.

Denúncia

E para os moradores da Grande Vitória que flagrarem alguma irregularidade em restaurantes e estabelecimentos, as prefeituras possuem um espaço para receberem denúncias. Em Vitória elas podem ser feitas através do canal 156. Em Vila Velha, qualquer pessoa pode denunciar irregularidades via ouvidoria pelo número 0800 283 9059.

Já em Cariacica, o munícipe pode denunciar irregularidades pelo telefone 3354-5629, ou pessoalmente no órgão da Vigilância Sanitária, que fica na Av. Brasil, n°38, em Jardim América. E na Serra, quem deseja denunciar, pode entrar em contato com a ouvidoria através do site da prefeitura ou entrar em contato pelo número 0800 283 9780.