Geral

O xixi do seu gato tem cheiro forte? Saiba por que e como resolver

Há alguma maneira de amenizar ou resolver? Estas e outras perguntas foram respondidas por especialistas ao Folha Vitória

Foto: Divulgação

Quem nunca ouviu reclamação sobre o odor do xixi dos gatos, tem uma vizinhança privilegiada. Mas isso acontece em todos os casos? E por que será que isso acontece? Há alguma maneira de amenizar ou resolver? Estas e outras perguntas foram respondidas por especialistas ao Folha Vitória.

Com o aumento significativo dos condomínios verticais e residências com espaços cada vez mais reduzidos, além da constante busca por bichinhos para alegrar o ambiente, o gatinho é uma excelente opção para os amantes de pets.

> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Eles demandam menos espaço, se adaptam às famílias e necessitam de cuidados simples, não sendo necessário, por exemplo, o banho frequente em pet shops ou o passeio diário. São comumente conhecidos por serem extremamente “limpos”. 

Há hoje, por todos estes fatores, quem se denomine “gateiro”, pela preferência em cuidar deste animal de estimação.

Foto: Isabella Arruda

Mas o que dizer em relação à urina? Segundo o veterinário Diogo Garnica, de São Paulo, que também atende no Estado capixaba e é especialista em ortopedia e neurocirurgia, e amante dos felinos, nem sempre o xixi do gato tem odor desagradável.

“A urina é um subproduto do metabolismo produzido a partir da filtração do sangue pelos rins. Ela é composta basicamente por grande quantidade de água e um percentual pequeno de vários tipos de solutos presentes no sangue. Ela apresenta um odor característico (parecido com amônia) causado pela presença de uma substância chamada ureia. Quanto maior for a concentração de ureia, mais forte será o cheiro da urina”, iniciou o especialista.

Assim, na imensa maioria dos casos, uma urina mal cheirosa indica uma urina com menos quantidade de água para diluir a ureia. Então gateiros, redobrem o cuidado: os gatinhos precisam beber bastante água, até pela grande propensão ao desenvolvimento de problemas renais.

LEIA TAMBÉM: >> As necessidades dos pets mudam conforme a idade

“Acreditamos que os gatos são oriundos de regiões áridas, ou seja, por isso, ingerem muito pouca água. Com isso, a alta concentração de ureia e pouca água para diluí-la. Em contrapartida, a ureia solúvel em água, dará origem a amônia que é altamente volátil, portanto, quanto mais tempo ficar exposto sem a limpeza, maior será a liberação deste odor característico”, acrescentou Garnica.

Então a segunda dica é clara: limpar a caixinha de areia com frequência! Nem o próprio bichano merece pisar em uma liteira úmida, não é mesmo?

Como diminuir ou eliminar os odores desagradáveis?

Para o veterinário, que cria em casa os tigrinhos “Feijão” e “Mandioca”, algumas medidas são importantes para diminuir ou até mesmo eliminar os odores desagradáveis da urina.

“Gatos são animais extremamente limpos. Eles fazem suas necessidades nas liteiras, que são as caixas de areia. Existem inúmeros tipos de liteiras e areias comerciais. Algumas com promessas de eliminar totalmente os odores de urinas. Tem pra todos os gostos e bolsos também”, explicou o expert.

Foto: Arquivo Pessoal | Diogo Garnica

Segundo ele, o mais importante é respeitar as regras básicas das caixinhas de areia. Confira:

1. As caixas devem ser colocadas em número e tamanho adequados para a quantidade de animais no ambiente: no mínimo uma liteira por gato;
2. A caixinha deve ter o tamanho suficiente para o felino dar uma volta dentro dela;
3. O volume de areia deve ter no mínimo dois dedos;
4. O volume total de areia deve ser trocado pelo menos a cada cinco dias;
5. A higienização com a pazinha de peneira deve ser feita várias vezes ao dia: “Lembre-se de que quanto mais tempo ficar a urina exposta na liteiras, maior será a dispersão do odor desagradável pelo ambiente”, disse o veterinário.

Como fazer o gato beber mais água

Caso seja difícil manter seu felino hidratado, dicas do especialista podem ajudar a contornar o problema. Segundo ele, deve-se deixar água fresca e limpa em diversas vasilhas espalhadas pela casa. Assim, aumentando a oferta, certamente aumentará a ingestão hídrica.

“Eles gostam muito dos bebedouros tipo fonte. Outra dica é oferecer sachês de ração de boa qualidade. Eles vêm com quantidade maior de água por serem umedecidos, favorecendo o aumento da ingestão hídrica”, afirmou.

Por que alguns gatos fazem xixi fora da caixa de areia?

O veterinário Diogo Garnica explica que os gatos urinam por dois motivos: um deles é a necessidade fisiológica e o outro é para demarcar território. No último caso, geralmente é eliminado o xixi em jato nas paredes da residência. 

VEJA TAMBÉM: >> Veja 12 mitos e verdades sobre os felinos

“Este é o que causa maior quantidade de desconforto, pois, dependendo do ambiente, eles acabam demarcando desta forma em vários cômodos da casa”, resumiu.

Da mesma forma, o biólogo Daniel Motta, confirmou a marcação de território, um hábito característico dos felinos em geral. “A urina da marcação de território acaba apresentando um cheiro mais forte do que a ‘urina normal’ e é esse tipo de urina que mais incomoda os tutores”, esclareceu.

“A urina do gato também é um importante indicativo da sua saúde. Se o seu gato começar a urinar em local errado, ir com maior frequência à caixa de areia, ter a cor da sua urina alterada, aumentar a ingestão de água, isso tudo pode indicar algum problema de saúde, como: problemas renais, hormonais, de estresse ou no sistema musculoesquelético. Vale salientar que qualquer problema, é imprescindível levar seu bichano para cuidados veterinários”, acrescentou Motta.

Caso isso aconteça com suas pequenas oncinhas, procure limpar adequadamente o local com água em abundância, detergente e sanitizantes de boa qualidade; para que elimine de forma rápida e eficiente o odor desagradável da urina.

“Deve-se lembrar sempre que, para uma maior longevidade e saúde, tanto de seus pets quanto de sua família, é fundamental a consulta a um médico veterinário  periodicamente. Ele terá condições de orientar e exercer a medicina preventiva, principalmente se notar odor, coloração e volume de urina diferentes do habitual. Isso pode ser sinal de doenças que acometem o trato urinário do felino”, finalizou Garnica.