Geral

Yahoo é hackeado novamente e 1 bilhão de usuários são prejudicados

Além de nomes, senhas e informações sensíveis, os criminosos podem usar esses lembretes para descobrir a senha de outros sites usados por uma pessoa

O vazamento do Yahoo pode afetar a segurança de internautas por um longo tempo Foto: Divulgação

A onda de invasões de hackers tem assombrado diversas grandes empresas de tecnologia. O Yahoo é uma das empresas que mais tem mostrado fraqueza em segurança digital. Este ano da empresa foi marcado por inúmeros vazamentos de usuários e, ao apagar das luzes de 2016, um novo ataque foi confirmado. A divulgação do ataque, que teria ocorrido ainda em 2014, foi feita na última quarta-feira (14) e cerca de 1 bilhão de contas podem ter sido afetadas.

A anúncio do ataque foi feito agora porque a empresa segue em processo de ser adquirido pela companhia de telecomunicações Verizon, que pagou US$ 4,9 bilhões pelos ativos de internet da ex- empresa símbolo da web e das pontocom. Uma das cláusulas da aquisição impõe uma auditoria rígida sobre segurança e abertura de informações sobre ataque sofridos.

Por conta dessa negociação, recentemente o Yahoo também divulgou outro vazamento enorme, o qual teria afetado 500 mil usuários. Esse hack já havia sido considerado grave porque nomes e senhas foram expostas em fóruns da deep web (a parte escondida e sem regras da internet, que é cheia de negócios ilícitos e criminosos).

O novo hack que afetou 1 bilhão está sendo considerado mais grave ainda. Além de nomes e senhas, informações sensíveis como as perguntas e respostas que lembram o usuário de seus logins foram vazadas. Com esses dados em mãos, criminosos podem usar esses lembretes para descobrir a senha de outros sites usados por uma pessoa.

Segurança fraca

O vazamento do Yahoo pode afetar a segurança de internautas por um longo tempo. Muitos internautas mostram pouca preocupação com privacidade e acabam repetindo senhas em diversos sites. É plausível considerar que boa parte dessa massa de 1 bilhão de contas vazadas do Yahoo contenham informações de acesso a outros serviços. O caso mais simples disso é a repetição de senha em outros serviços. Algo que pode se tornar extremamente grave se isso é feito, por exemplo, em internet banking ou sistemas de pagamento pela internet.

Devido a tantos problemas com segurança, o negócio com a Verizon corre o risco de ser cancelado, embora a compradora tenha relativizado a falta de transparência do Yahoo e a importância desses últimos vazamentos para a aquisição.

Com informações de Voit – Tecnologia e Ciência.