O Espírito Santo deverá receber, nos próximos dias, os impactos diretos de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Segundo o Climatempo, o fenômeno deve provocar chuva muito volumosa em áreas já fragilizadas pelos temporais na virada de novembro para dezembro.
Ainda segundo o instituto, a zona vai atuar desde quinta-feira (15) até o domingo (18). A chuva volumosa também atinge a Bahia, o norte de Minas Gerais e norte do Centro-Oeste brasileiro, com acumulados superiores aos 100 mm de chuva.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
No entanto, as áreas do sul de Minas Gerais, São Paulo, Rio De Janeiro, Mato Grosso do Sul e partes de Mato Grosso tem predomínio de mais sol, e chuvas que acontecem por calor e umidade, mas são passageiras e sem longa persistência.
Com a ação, as temperaturas ficam mais amenas nestas áreas devido a esse período de invernada, aumento da nebulosidade, de chuva e diminuição da incidência solar.
A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, inundações e transbordamentos, deslizamentos de terra e queda de barreiras nestas áreas, vale ressaltar que o solo já está muito úmido nestas áreas devido às chuvas de duas semanas atrás.
LEIA TAMBÉM: Chuva forte deve voltar ao ES durante esta semana; veja previsão do tempo