Acessibilidade

Ministério lança capacitação sobre acessibilidade na atenção primária à saúde

A iniciativa prevê a formação de até 3 mil médicos no SUS, e integra o Novo Viver Sem Limite

Pessoa em cadeira de rodas no hospital
Doctor checking diagnosis of paralyzed, disabled senior woman in wheelchair sitting in reception room of hospital. Medical staff taking care of invalid elderly patient, man waiting in examination room - Crédito: Freepik

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou, nesta segunda-feira (17), o curso “Unidade Básica de Saúde (UBS) Acessível e Inclusiva: Curso básico sobre acesso de pessoas com deficiência à Atenção Primária à Saúde (APS)”. A capacitação, desenvolvida em parceria com o Observatório Deficiência da Universidade de Brasília (UnB), terá 30 horas de duração distribuídas em seis semanas e contará com videoaulas, bibliografia complementar, exercícios e acompanhamento tutorial.

A iniciativa prevê a formação de até 3 mil médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) para aprimorar o atendimento a pessoas com deficiência. Durante o lançamento, a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, destacou que a ação busca eliminar barreiras e fortalecer a inclusão, com respaldo na legislação vigente.

A capacitação integra o Plano Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência — Novo Viver Sem Limite, que prevê investimentos de R$ 6,5 bilhões na implementação de políticas voltadas à promoção dos direitos das pessoas com deficiência. A Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) será responsável pelo treinamento dos profissionais, com foco na ampliação da acessibilidade nos serviços de atenção primária.

Feapaes-ES
A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) é uma associação civil beneficente que luta pela causa das pessoas com deficiência