O documento já foi emitido para mais de 140 pessoas

A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) da Prefeitura da Serra implementou a Carteira de Identificação Municipal da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Cimptea). O documento, criado para ampliar a acessibilidade e garantir direitos, já foi emitido para 141 pessoas desde outubro deste ano.

A Cimptea oferece benefícios como prioridade de atendimento em órgãos públicos municipais; meia-entrada em eventos culturais organizados na cidade; e informações de contato de responsáveis ou cuidadores, facilitando o atendimento em situações de emergência.

Para solicitar a carteira, é necessário apresentar um laudo médico com o diagnóstico de TEA, além de documentos como certidão de nascimento, CPF ou RG, comprovante de residência, inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), uma foto 3×4 e telefone de contato. O documento tem validade de cinco anos e deve ser renovado ao fim do período.

Informações sobre como requisitar a Cimptea podem ser obtidas pelo telefone (27) 98182-0968.

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota, destacou a importância da iniciativa, que visa assegurar direitos e promover a inclusão das pessoas com TEA e suas famílias.

Feapaes-ES

A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) é uma associação civil beneficente que luta pela causa das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Sem fins lucrativos e de fins não econômicos, a instituição possui 42 filiadas, entre Apaes, a Amaes e Vitória Down, que atendem a mais de 9 mil pessoas com deficiência. Entre em contato pelo [email protected]

A Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) é uma associação civil beneficente que luta pela causa das pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla. Sem fins lucrativos e de fins não econômicos, a instituição possui 42 filiadas, entre Apaes, a Amaes e Vitória Down, que atendem a mais de 9 mil pessoas com deficiência. Entre em contato pelo [email protected]