As praias da Ilha do Frade, Guarderia e Curva da Jurema, em Vitória, recebem a partir deste sábado (24) a campanha “Ecolé: feito por você!”. A ação será realizada aos sábados e domingos, por volta das 13h, até 23 de fevereiro.
A iniciativa de sensibilização ambiental é desenvolvida e realizada pelo Instituto Últimos Refúgios. Serão feitas dez ações de conscientização sobre a importância da limpeza das praias para a biodiversidade e a conservação do meio ambiente, especialmente na Área de Proteção Ambiental (APA) Baía das Tartarugas, em Vitória.
LEIA TAMBÉM:
Motociclista é flagrado com cachorro em pé na moto em Vila Velha
Trem de passageiros Vitória-Minas vai ter alterações no itinerário; confira
Quatro cães em situação de maus-tratos são resgatados em Vitória
Para o diretor de projetos do instituto, Raphael Gaspar, a campanha tem como objetivo espalhar a ideia de que a praia limpa ajuda na vida das espécies que tem como aquele local um habitat natural.
Muitas pessoas passam o dia na praia e acabam deixando resíduos, o que incomoda quem frequenta o local e ainda causa diversos malefícios para o meio ambiente. Com a campanha Ecolé, queremos chamar a atenção das pessoas e convidá-las a também proteger todo o ecossistema dessa área de preservação, ressalta.
Para o diretor de projetos do instituto, Raphael Gaspar, a campanha pretende espalhar a ideia de que a praia limpa ajuda na vida das espécies que têm naquele local um habitat natural.
Muitas pessoas passam o dia na praia e acabam deixando resíduos, o que incomoda quem frequenta o local e ainda causa diversos malefícios para o meio ambiente. Com a campanha Ecolé, queremos chamar a atenção das pessoas e convidá-las a também proteger todo o ecossistema dessa área de preservação, ressalta.
Para ajudar na transmissão da mensagem passada pelo instituto, um grupo de atores irá às praias para interagir com os frequentadores, trazendo o humor como uma ferramenta para realizar a campanha.
Além disso, os atores irão oferecer itens produzidos com os resíduos deixados nas areias das praias, como sacolas, garrafas plásticas, guimbas de cigarro, palito de picolé, embalagens, entre outros.
Esse pequeno teatro é uma forma diferente, não convencional, e leve de falar com as pessoas sobre esse assunto tão sério da conservação ambiental, que também se conecta com a responsabilidade socioambiental da prática da coleta seletiva. Realizamos essa ação em 2024 e tivemos resultados muito positivos. As pessoas pensam que os atores são vendedores, interagem normalmente, se incomodam com os itens mostrados e acabam refletindo sobre o tema. No final, todos riem e se divertem, principalmente as crianças, mas captam a mensagem, que é o objetivo principal, conta Raphael.
A campanha faz parte do projeto “Ecofrade”, que tem a iniciativa de incentivar o desenvolvimento da coleta seletiva na Ilha do Frade.
O trabalho é realizado em parceria com a Associação de Moradores, Proprietários e Amigos da Ilha do Frade (Samifra) e com a participação da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis da Ilha de Vitória (Amariv).
Ação ambiental conta com tarefas lúdicas
Talita Guimarães Fonseca de Pinho, presidente da Samifra, ressalta que as ações lúdicas ajudam a conscientizar as pessoas sobre os impactos do lixo deixado nas praias.
Nossos garis trabalham muito, mas os usuários precisam entender que, ao deixar o lixo na areia, estão sujando o próprio quintal. De forma muito clara, as ações vão comunicar isso, mostrando um picolé feito de resíduos. É importante entender que esse comportamento prejudica os animais marinhos e a própria saúde, comenta Talita.
Para saber mais sobre a campanha Ecolé, acesse o site do Instituto Últimos Refúgios por meio deste link.
Cronograma preliminar de ações (a partir das 13h)
- Obs.: Pode ter alterações de locais
- 25/1 – Ilha do Frade
- 26/1 – Guarderia
- 1/2 – Curva da Jurema
- 2/2 – Ilha do Frade
- 8/2 – Guarderia
- 9/2 – Curva da Jurema
- 15/2 – Ilha do Frade
- 16/2 – Guarderia
- 22/2 – Curva da Jurema
- 23/2 – Ilha do Frade
Texto sob a supervisão da editora Erika Santos.