Meio Ambiente

Cerca de 30 pássaros silvestres são resgatados de cativeiro na Serra

Animais estavam em condições que caracterizam maus-tratos. Responsável pelos pássaros foi autuado e multado em R$ 2,7 mil

Apreensão Pássaros Serra
Foto: Arquivo/Sema

Uma ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra, por meio das equipes de Fiscalização Ambiental e Fiscalização de Posturas, e a Polícia Ambiental resultou no resgate de 27 pássaros silvestres no bairro Vila Nova de Colares nesta segunda-feira (20).

Moradores da região denunciaram a situação, motivando a operação. Os animais estavam sendo mantidos de forma ilegal em condições que caracterizam maus-tratos.

Durante a ação, as autoridades também apreenderam 23 gaiolas e 8 alçapões, utilizados para capturar e manter as aves. O responsável pelos pássaros foi autuado e multado em R$ 2,7 mil por manter os animais em cativeiro e submetê-los a maus-tratos.

LEIA TAMBÉM:

As aves resgatadas foram levadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), onde passarão por avaliação e tratamento especializado para garantir sua recuperação e posterior retorno ao habitat natural.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente da Serra, Cláudio Denicoli, a captura e o comércio de animais silvestres são crimes ambientais.

É fundamental que a população denuncie qualquer tipo de irregularidade, como a captura e o comércio ilegal de animais silvestres. Juntos, podemos construir um ambiente mais saudável e equilibrado para todos, afirmou Denicoli.

Na Serra, casos de maus-tratos ou cativeiro ilegal de animais podem ser denunciados pelo telefone (27) 99951-2321 ou pelo aplicativo Colab, disponível para download gratuito.

*Texto sob a supervisão da editora Elisa Rangel