Cidades Circulares

Cidades circulares: prósperas, habitáveis, resilientes

Saiba o que são Cidades Circulares e a importância delas para o futuro

Cidades circulares: prósperas, habitáveis, resilientes

Compartilho uma publicação da Fundação Ellen MacArthur, pioneira na Economia Circular.

O que é uma cidade circular?

Uma cidade circular incorporou os princípios da economia circular em toda a área urbana. Tudo está operando em uma rede interconectada de sistemas projetados para eliminar resíduos e poluição, circular produtos e materiais e regenerar a natureza. Há colaboração entre cidadãos, governo, instalações de pesquisa e empresas. E toda a cidade é alimentada por energia renovável.

Na prática, isto significa que os produtos, serviços, infraestruturas, edifícios e veículos são concebidos para serem duráveis, adaptáveis, modulares e fáceis de manter, e reaproveitar, e de origem local.

Tudo pode ser compostado, reutilizado ou reciclado. A natureza é florescente, abundante e usada como inspiração de design. O resultado é uma economia local próspera que fornece um modo de vida vibrante, habitável e resiliente.

Por que as cidades são cruciais para uma economia circular

As cidades têm uma alta concentração de recursos, capital, dados e talentos espalhados por uma área geográfica relativamente pequena e são centros de inovação. Devido a essa concentração, as cidades também estão posicionadas de forma única para dar suporte a certos modelos de negócios circulares, como compartilhamento, reutilização ou modelos de produto como serviço.

Dois terços de nós viveremos em áreas urbanas até 2050. Apesar de ocuparem apenas 2% da massa terrestre global, nossos centros urbanos consomem mais de 75% dos recursos naturais, são responsáveis ​​por mais de 50% dos resíduos sólidos e emitem até 60% dos gases de efeito estufa, contribuindo para a poluição, as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade.

Desenvolvimentos em manufatura circular, moda, transporte, alimentos e compras já estão sendo liderados por áreas urbanas. Agora é a hora de aproveitar ao máximo a riqueza de oportunidades nas cidades para criar um sistema que possa funcionar a longo prazo para a economia, a sociedade e o meio ambiente.

Use nossos recursos e exemplos para descobrir como podemos reimaginar cidades como sistemas vibrantes que operam serviços públicos de forma mais eficiente, melhoram o uso de edifícios, reimaginam o transporte urbano e muito mais.

Veja o vídeo abaixo:

Fonte: Fundação Ellen MacArthur

Celso Bastos Colunista
Colunista
Arquiteto e Urbanista, Mestre Eng. Civil, e Doutor Eng. Ambiental. Diretor Técnico da construtora OUT