Meio Ambiente

CPI dos Maus-Tratos e Polícia Civil resgatam aves silvestres em Viana

Ação foi realizada após denúncia de maus-tratos a um cachorro. Foram encontradas aves silvestres em cativeiro e gaiolas para captura

Aves recolhidas
Aves recolhidas em Viana. Foto: Divulgação/Sesp

Uma ação, realizada pela CPI dos Maus-Tratos contra os Animais da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), com o apoio da Polícia Civil, realizada em Nova Bethânia, em Viana, nesta quinta-feira (27), foi a uma residência após receber uma denúncia de maus-tratos a animais.

A denúncia era de que um homem, de 22 anos, teria atingido um cachorro com um disparo de arma de chumbinho. Na residência, foram encontrados seis pássaros silvestres da espécie coleiro.

LEIA TAMBÉM:

Grandes águias florestais: conheça o projeto Harpia Mata Atlântica

Drone faz “chuva de sementes” para recuperar áreas verdes em Vitória

Drone lança sementes para reflorestamento no Parque da Fonte Grande

A equipe também encontrou 15 gaiolas vazias e um alçapão para captura. Segundo o titular da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente, delegado Marcelo Nolasco, não havia sinais de maus-tratos no local.

No local, não constatamos a ocorrência de maus-tratos aos animais, que era o nosso objetivo inicial. No entanto, verificamos a presença de animais silvestres, além de gaiolas e uma ferramenta utilizada para caça. Dessa forma, conduzimos o responsável pela residência a nossa unidade para adotar as providências cabíveis, disse Marcelo Nolasco.

Galinhas Viana
Foto: Divulgação/Sesp

A Polícia Civil informou que o homem não foi preso, mas teve que assinar um termo circunstanciado por matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida e foi liberado após assumir o compromisso de comparecer em juízo.

As aves foram entregues para a Gerência de Bem-Estar Animal (GBEA) da Prefeitura de Viana e serão reintegradas à natureza.

*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos

Lucas Gaviorno, estagiário do Folha Vitória
Lucas Gaviorno *

Estagiário

Estagiário do Folha Vitória, graduando em Jornalismo, pela Faesa, e em Letras, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Estagiário do Folha Vitória, graduando em Jornalismo, pela Faesa, e em Letras, pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)