Meio Ambiente

Descarte de lixo eletrônico agora pode ser agendado em Vila Velha

Os resíduos eletrônicos costumam ser descartados de forma errada e podem liberar substâncias tóxicas

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Em Vila Velha, os moradores contam com 26 novos pontos de coleta para lixo eletrônico e, além disso, podem agendar o descarte. As novidades fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura e a Rede Circulare com a ES Ambiental.

O recolhimento é feito na residência do cidadão pela empresa. A Secretaria de Serviços Urbanos também continua atendendo a demanda de eletrônicos por meio do serviço de Cata-Móveis, que funciona por meio de agendamento.

Leia também:
> Alerta de baixa umidade do ar e temperatura de até 39ºC no ES nesta segunda
> Dez detentos quebram janela e fogem de presídio em Viana
> Como o Vasco chega ao ES para o jogo pela Copa do Brasil no Kleber Andrade

De acordo com a prefeitura, os resíduos eletrônicos costumam ser colocados por moradores em gavetas ou armazenados em despejos e quintais.

Com a ação do tempo, esses equipamentos podem liberar substâncias tóxicas como mercúrio, lítio, chumbo e até arsênio. Essas substâncias podem contaminar o solo, afetando a saúde humana e animal.

Como agendar a coleta de resíduos eletrônicos

Para encontrar o ponto de descarte mais próximo e fazer o agendamento online do recolhimento, basta acessar o site da prefeitura.

Depois de acessar a página, selecione se o seu descarte tem menos de 30 quilos, como celulares, fones de ouvido, brinquedos eletrônicos, notebooks, tomadas, entre outros, ou se tem mais de 30 quilos, como geladeiras, máquinas de lavar, lava-louças e fogões.

Preencha os dados cadastrais e os produtos que serão descartados, depois siga o passo a passo: insira seus dados, quantidade de produtos, o CEP e escolha um dos pontos disponíveis. Agora é só embalar e entregar os produtos.

Por meio do Cata-Móveis, o agendamento é por telefone: 27 3149-7326. Outra opção de descarte de eletrônicos continua sendo o ecoponto da antiga Fábrica de Manilhas, localizada na Avenida Carlos Lindenberg, ao lado do DER-ES.