O céu do Parque da Fonte Grande, em Vitória, ganhou um toque especial durante a manhã desta terça-feira (25): do alto do Mirante Moxuara, foi realizada a primeira dispersão de sementes nativas da Mata Atlântica. A ação marca o início do programa “Chuva de Sementes”.
A iniciativa da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com a Vale, conta com drone que é capaz de lançar até 20 kg de sementes nativas em uma única operação.
Leia também:
> Dono de mansão em condomínio desmata área preservada para ter vista para lagoa
> Filhotes de ave silvestre rara nascem em reserva no ES; veja vídeo
> Coleiros são resgatados de distribuidora de bebidas na Serra
A ação faz parte do projeto VIX Flora e tem como objetivo a recuperação da cobertura florestal da Capital, utilizando tecnologia para transformar o futuro ambiental da cidade.
O Drone Agrícola DJI T-20P Supreading, uma doação da Vale, otimiza o tempo de semeadura e alcança locais de difícil acesso, como encostas e terrenos íngremes. “O sistema mapeia as áreas, planeja rotas estratégicas e maximiza a eficiência da recuperação ambiental”.
Servidores serão treinados para operar o equipamento
Diante do programa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando treinamentos com os servidores que vão operar o equipamento A ação garante que o projeto seja conduzido com segurança e máxima eficiência.
Com iniciativas como o VIX Flora, a prefeitura descreveu que Vitória se consolida como referência nacional em gestão ambiental, mostrando que desenvolvimento e sustentabilidade podem, e devem, caminhar juntos.