Natureza

Guia mostra cerca de 400 aves nativas do ES na Reserva Kaetés

Manual mostra o grau de extinção de cada espécie de ave, onde ela pode ser mais vista, entre outras características

Guia da Reserva Kaetés possui mais de 300 aves que vivem na região. Foto: Divulgação/ Reserva Kaetés
Guia da Reserva Kaetés possui mais de 300 aves que vivem na região. Foto: Divulgação/ Reserva Kaetés

Um guia que revela e destaca cerca de 400 espécies de aves nativas que habitam na Reserva Kaetés, em Castelo, região Sul do Espírito Santo, foi lançado e apresenta para os visitantes o que há na área preservada.

O guia de observação de aves da mata de Caetés inclui mais de 300 espécies e foi criado pelo Instituto Marcos Daniel (IMD). O material pode ser acessado de forma online ou presencialmente pelos visitantes da reserva.

LEIA TAMBÉM:

Guardiões de Fauna: animais são entregues para tutores; veja como participar

MPF cobra empresas pelo pagamento de indenização por acidente ambiental ocorrido há 21 anos no ES

Escândalo da moda rápida

A proposta é mostrar para as pessoas que visitam a reserva, especialmente crianças que vêm em grupos de escolas, um material com informações completas para ajudar a identificar as aves no campo.

Beija-flor estrelinha-ametista. Foto: João Pedro Pontini

No manual, estão presentes as aves que podem ser vistas na mata de Caetés, região que inclui diversos municípios nas Montanhas Capixabas.

Fizemos a seleção das aves que são vistas nessa região. Não só nas florestas, mas também nas bordas das florestas e nas áreas mais abertas. A gente fez essa lista, que tem aproximadamente 370 espécies, e levantou informações sobre cada uma, explica Marcelo Santos, coordenador geral da Reserva Kaetés.

O guia mostra o grau de extinção de cada espécie, onde ela pode ser mais vista, aspectos biológicos, entre outras características de cada ave. Ele é catalogado de acordo com o grupo de cada uma.

Ave araponga. Foto: Divulgação/ Reserva Kaetés

Além do guia de aves, a reserva também possui um livro de educação ambiental para professores e uma revista em quadrinhos para o público infantil. Todos os materiais podem ser acessados pelo link.

Reserva Kaetés

A Reserva de Kaetés engloba uma região da mata de Caetés, entre Castelo e Vargem Alta. Ela é administrada pelo Instituto Marcos Daniel, que é dono de outros projetos de conservação, como Programa de Conservação da Saíra-Apunhalada (PCSA), o Projeto Caiman, entre outros.

A área foi certificada como reserva particular do patrimônio natural pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), integrado ao Sistema Nacional do Meio Ambiente. Ela foi adquirida e desenvolvida pelo Instituto Marcos Daniel com auxílio de investimentos de organizações internacionais.

Atualmente, a reserva possui um centro de pesquisa e uma torre de observação. A torre possui níveis até acima da copa das árvores, o que permite observar as aves que vivem desde alturas mais próximas do chão até as mais distantes.

Ave saíra-apunhalada. Foto: Marcos Guedes

O Instituto Marcos Daniel é apoiado pelo Instituto Américo Buaiz (IAB).

Visitação

A Reserva Kaetés recebe visitantes em grupos de no mínimo cinco pessoas. O valor para o grupo mínimo é de R$ 450. O agendamento pode ser realizado através do email [email protected] e do whatsapp, pelo número (27) 99987-2652.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis*

Estagiário

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).