Natureza

Guia mostra cerca de 400 aves nativas do ES na Reserva Kaetés

Manual mostra o grau de extinção de cada espécie de ave, onde ela pode ser mais vista, entre outras características

Araponga é uma das aves presentes no guia da Reserva Kaetés. Foto: Divulgação/ Reserva Kaetés
Araponga é uma das aves presentes no guia da Reserva Kaetés. Foto: Divulgação/ Reserva Kaetés

Um guia que revela e destaca cerca de 400 espécies de aves nativas que habitam na Reserva Kaetés, em Castelo, região Sul do Espírito Santo, foi lançado e apresenta para os visitantes o que há na área preservada.

O guia de observação de aves da mata de Caetés inclui mais de 300 espécies e foi criado pelo Instituto Marcos Daniel (IMD).

LEIA TAMBÉM:

Guardiões de Fauna: animais são entregues para tutores; veja como participar

MPF cobra empresas pelo pagamento de indenização por acidente ambiental ocorrido há 21 anos no ES

Escândalo da moda rápida

A proposta é mostrar para as pessoas que visitam a reserva, especialmente crianças que vêm em grupos de escolas, um material com informações completas para ajudar a identificar as aves no campo.

No manual, estão presentes as aves que podem ser vistas na mata de Caetés, região que inclui diversos municípios nas Montanhas Capixabas.

Fizemos a seleção das aves que são vistas nessa região. Não só nas florestas, mas também nas bordas das florestas e nas áreas mais abertas. A gente fez essa lista, que tem aproximadamente 370 espécies, e levantou informações sobre cada uma, explica Marcelo Santos, coordenador geral da Reserva Kaetés.

O guia mostra o grau de extinção de cada espécie, onde ela pode ser mais vista, aspectos biológicos, entre outras características de cada ave. Ele é catalogado de acordo com o grupo de cada uma.

Reserva Kaetés

A Reserva de Kaetés engloba uma região da mata de Caetés, entre Castelo e Vargem Alta. Ela é administrada pelo Instituto Marcos Daniel, que é dono de outros projetos de conservação, como Programa de Conservação da Saíra-Apunhalada (PCSA), o Projeto Caiman, entre outros.

A área foi certificada como reserva particular do patrimônio natural pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), integrado ao Sistema Nacional do Meio Ambiente. Ela foi adquirida e desenvolvida pelo Instituto Marcos Daniel com auxílio de investimentos de organizações internacionais.

Atualmente, a reserva possui um centro de pesquisa e uma torre de observação. A torre possui níveis até acima da copa das árvores, o que permite observar as aves que vivem desde alturas mais próximas do chão até as mais distantes.

O Instituto Marcos Daniel é apoiado pelo Instituto Américo Buaiz (IAB).

Visitação

A Reserva Kaetés recebe visitantes em grupos de no mínimo cinco pessoas. O valor para o grupo mínimo é de R$ 450. O agendamento pode ser realizado através do email [email protected] e do whatsapp, pelo número (27) 99987-2652.

Enzo Bicalho, estagiário do Folha Vitória
Enzo Bicalho Assis*

Estagiário

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Cursando Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).