
O Terra Jovens, novo programa do Instituto Terra, está com inscrições gratuitas abertas para a segunda edição até este domingo (6). O programa oferecerá 12 oficinas ministradas por especialistas em diversos temas, sempre aos sábados, das 14h às 16h, entre 10 de maio e 5 de julho.
O programa tem como objetivo despertar o pensamento crítico, incentivar a participação comunitária na Bacia do Rio Doce e instrumentalizar os participantes com técnicas de produção audiovisual.
LEIA TAMBÉM:
- Veja se seu bairro está na lista dos mais barulhentos da Grande Vitória
- Copos descartáveis x copos reutilizáveis
- Suzana Padua: professora que se dedica à conservação do ameaçado mico-leão-preto
Para se inscrever no programa, é necessário acessar o site do Instituto Terra na página do programa.
O ato de abertura será conduzido por Douglas Krenak, liderança indígena e ativista ambiental. O Terra Jovens será dividido em duas frentes principais: “Terra Cultura e Consciência” e “Produção de Vídeo com Celular”.
Na primeira parte, os participantes irão explorar temas relevantes para o contexto social e ambiental. São eles:
- Sistemas Agroflorestais, com José Almir Jacomelli;
- Juventude e Participação Comunitária, com Mário Constantino;
- Economia Criativa para Jovens, com Naum Simão;
- Leitura de Mídias Sociais e Desinformação, com Cláudia Ferraz;
- Culturas Juvenis, Identidade e Consumo, com Rose de Melo Rocha;
- Paisagens do Rio Doce, com Bianca Pataro.
Já na segunda parte, conduzida por Jovander Pito, os jovens aprenderão técnicas essenciais para criar conteúdo audiovisual de qualidade, incluindo:
- Roteiro e Narrativa Visual;
- Filmagem e Edição de Vídeo com Celular;
- Captação de Áudio;
- Gravação de Podcast.
O desfecho do Terra Jovens será a produção de um vídeo ou podcast sobre um tema desenvolvido nas oficinas, que será compartilhado na Sessão Terra Jovens, um evento final que terá apresentação do trabalho coletivo dos participantes à comunidade.
“Além de espertar o pensamento crítico e instrumentalizar os jovens por meio de técnicas de produção audiovisual, queremos ajudar os jovens a perceber a recuperação da Bacia do Rio Doce como uma causa possível e urgente”, destaca Ozie Gheirat, Coordenador do Terra Jovens.
Nesta edição do Terra Jovens, área de atuação será ampliada, abrangendo os municípios de Aimorés, Baixo Guandu, Itueta e Resplendor.
“O Instituto Terra tem mostrado que é possível transformar realidades por meio da educação e queremos que os jovens vejam isso como um caminho para o futuro deles e da região”, afirma Ozie Gheirat.