Meio Ambiente

Mariana: seis cidades do ES receberão recurso antecipado da Samarco

O recurso será utilizada para execução de políticas públicas nos territórios atingidos no rompimento da barragem de Mariana

Mariana: seis cidades do ES receberão recurso antecipado da Samarco

A Samarco vai antecipar o pagamento de recurso aos municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Mariana, em Minas Gerais. A antecipação do pagamento acontece para cidades que firmarem o Acordo de Reparação da Bacia do Rio Doce até o dia 6 março.

Essa antecipação de pagamento, segundo a mineradora, será utilizada para execução de políticas públicas nos territórios atingidos. Com isso, receberão a parcela antecipada as cidades de Anchieta, Fundão, Serra, Linhares, Conceição da Barra e São Mateus.

Leia também:
> Carnaval: o que pode acontecer se você usar caixa de som nas praias do ES?
> Cesan implantará tubulação submarina para dar vazão a esgoto tratado na Serra
> CPI dos Maus-Tratos e Polícia Civil resgatam aves silvestres em Viana

Antes, o prazo para recebimento da primeira parcela para quem assinou após 26 de novembro de 2024 era junho deste ano. Agora os municípios vão receber até 30 dias após sua adesão.

Também receberão recurso antecipado as cidades de Minas Gerais que aderiram ao acordo: Bugre, Caratinga, Ponte Nova, Iapu, Santana do Paraíso, Marliéria, Córrego Novo, Sobrália e Pingo D’água.

O prazo para adesão de novos municípios segue aberto até 06 de março de 2025, enquanto a Samarco mantém diálogo com os municípios elegíveis ao acordo.

Carol Poleze, repórter do Folha Vitória
Carol Poleze Repórter
Repórter
Graduada em Jornalismo e mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).