No Espírito Santo, avistamentos de animais selvagens em áreas urbanas têm ocorrido com mais frequência devido à proximidade de muitas cidades com habitats naturais, como regiões de mata e áreas alagadiças.
Leia Também:
VÍDEO | Ave “mestre da camuflagem” é flagrada em Laranja da Terra com filhote
Dois golfinhos são encontrados mortos em praias da Serra
Faltou luz na rua? Postes de energia em Cariacica recebem QR Codes para agilizar reparo
Na última segunda-feira (13), um filhote de jacaré foi encontrado dentro de uma lixeira no Terminal de Laranjeiras, na Serra. O animal, da espécie conhecida como Jacaré do Papo Amarelo, já estava morto. O Projeto Caiman, que monitora a fauna local, foi acionado para análise.
De acordo com a veterinária Daniela Neris Nossa, do Projeto Caiman, essa espécie é comum na região, e avistamentos aumentam no período de novembro a março devido à época de acasalamento.
Ainda segundo Daniela, muitos animais acabam aparecendo em áreas urbanas devido à expansão das cidades sobre habitats naturais.
“Esse é o período da época reprodutiva dos jacarés que começa em novembro e termina em março. Como estamos inseridos em uma área urbana, com poucas áreas de mata, eles acabam invadindo casas e condomínios”, explicou Daniela.
Outro caso recente ocorreu em Cidade Continental, também na Serra, onde um lagarto foi encontrado na área externa de uma casa.
A moradora Arlete Taylor contou que conseguiu manter a calma e evitar o contato com o animal, que acabou saindo sozinho do local.
“Eu me assustei e acho que o animal veio grudado no carro, pois estávamos viajando em uma área de mata”, disse Arlete.
As prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica orientam a população a seguir estas medidas:
- Evitar se aproximar do animal;
- Não tentar capturá-lo ou devolvê-lo ao ambiente natural por conta própria;
- Acionar os órgãos responsáveis, como a Polícia Ambiental ou projetos ecológicos.
*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record