
Uma operação conjunta da Guarda Civil Municipal e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade de Serrinha, na Bahia, resgatou 950 pintinhos coloridos que estavam sendo vendidos de forma irregular.
A cidade fica localizada a cerca de 70 km de Feira de Santana. A ação aconteceu há uma semana, no último dia 11, e teve como alvo o comércio ilegal de animais que, além de proibido, coloca em risco a saúde e o bem-estar das aves.
Leia também:
Bonecos de Jesus em crochê feitos por presos são doados a crianças com câncer
Carro vai parar dentro do mar em praia no Sul do ES
Após morte de 30 animais, polícia prende comerciante por vender “chumbinho”
De acordo com a Prefeitura de Serrinha, os animais haviam sido tingidos com corantes artificiais, técnica frequentemente usada para chamar a atenção de crianças e atrair compradores.
No entanto, essa ação é considerada crime ambiental, já que se enquadrar como maus-tratos aos animais, conforme previsto na legislação brasileira. A pena pode incluir detenção e multa.
Segundo a prefeitura, os pintinhos resgatados foram levados para um local apropriado, onde passaram a receber alimentação adequada, água e cuidados necessários.
Veja as imagens divulgadas pela prefeitura:
Os responsáveis pela operação relataram que à frente da venda dos pintinhos estava um adolescente, que foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Serrinha para o registro da ocorrência.
*Com informações de Taktá, parceiro do R7.