Um tamanduá-mirim resgatado às margens da BR-101, em São Mateus, região Norte do Estado, foi devolvido à natureza na tarde desta quinta-feira (27).
LEIA TAMBÉM:
>> Mamãe beija-flor e o ninho mais confortável do mundo
>> Viana terá abrigo para cães e gatos dentro de penitenciária
>> Cachorro-do-mato é encontrado no quintal de casa em Cariacica
O animal estava ferido e foi resgatado durante uma inspeção de tráfego da Eco 101, concessionária que administra a rodovia, no último sábado (23) e durante cinco dias recebeu cuidados para poder voltar à natureza.
Uma equipe da concessionária, especializada em fauna, foi responsável pelos cuidados preliminares e depois o tamanduá foi levado a um hospital veterinário especializado no município.
De acordo com Grazielli Melo Pena, analista de sustentabilidade da Eco 101, a soltura do animal foi uma vitória.
A recuperação e reintrodução de animais feridos na natureza desempenham um papel crucial na manutenção do equilíbrio ecológico, ajudando a preservar a biodiversidade, assegurar a continuidade das espécies e garantir o funcionamento saudável dos ecossistemas locais, afirmou.
A concessionária realiza resgates de animais silvestres encontrados feridos ou em situação de risco na rodovia.
A Eco 101 informa que pessoas que se depararem com a situação podem acionar a concessionária pelo telefone 0800 77 01 101.
Segundo a concessionária, os animais resgatados são encaminhados para centros de reabilitação, onde recebem os cuidados necessários e são posteriormente devolvidos à natureza.