
A Prefeitura de Vila Velha firmou um contrato para ampliar o atendimento a animais silvestres resgatados no município. A iniciativa visa garantir tratamento médico veterinário de urgência, reabilitação e, sempre que possível, a reintegração desses animais à natureza.
O acordo foi celebrado entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Hospital Silvestres, referência no atendimento à fauna nativa.
LEIA TAMBÉM:
- O que fazer na Praia do Morro, em Guarapari? Veja dicas, hotéis e restaurantes
- Paraíso capixaba: 10 praias do ES que você precisa conhecer!
- ES está entre os cinco estados mais acolhedores do Brasil em 2025
Emergência de animais silvestres resgatados
O contrato contempla o atendimento emergencial de animais resgatados em situação de risco ou fora do habitat natural, mediante avaliação técnica dos profissionais da Diretoria de Bem-Estar Animal.
A parceria é voltada exclusivamente para a fauna silvestre, que compreende espécies não domesticadas e que vivem naturalmente no meio ambiente.
Apesar da nova parceria, os resgates continuam sendo realizados exclusivamente pela equipe de fauna da Secretaria de Meio Ambiente.
Em caso de identificação de animais silvestres em áreas urbanas ou em risco, a orientação da Prefeitura é para que a população não tente capturá-los, mantendo distância e acionando a Ouvidoria pelo telefone (27) 3149-7336 ou por meio do link.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, o contrato representa um avanço nas políticas públicas de proteção à fauna.
O tratamento adequado é fundamental para garantir que os animais tenham condições reais de retornar ao ambiente natural. Essa parceria representa um passo importante na gestão municipal em defesa da fauna silvestre, afirmou.
Com a medida, Vila Velha se torna o primeiro município capixaba a formalizar um serviço contínuo de atendimento veterinário especializado voltado exclusivamente para animais silvestres resgatados em áreas urbanas ou naturais do território municipal.